Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Pensando Bem: um prato de agrotóxicos

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Acompanhe os comentários de Frei Aldo Colombo todas as segundas-feiras

Foto: Divulgação

No programa Pensando Bem desta segunda-feira, 25/09, Frei Aldo Colombo fala que o Brasil possui o pouco invejado título de campeão mundial em consumo de agrotóxicos:

 “O cidadão brasileiro – em média – consome sete litros de agrotóxicos por ano. A preocupante notícia, vista com desconfiança, é agora confirmada pela insuspeita Fundação Osvaldo Cruz. Em diferentes doses, os agrotóxicos foram detectados em 743 diferentes produtos. O agravante desta realidade é que estes agrotóxicos têm efeito comulativo.

Num passado recente, os fabricantes de cigarros negavam que o fumo fosse prejudicial à saúde. Hoje é comprovada a existência de quatro mil substâncias nocivas num cigarro. Fumar ou não fumar trata-se de uma decisão individual. Em relação aos tóxicos, sabemos que estamos sendo envenenados, sem direito à escolha.

A legislação não ajuda as escolhas. Cerca de 50% dos agrotóxicos, livremente vendidos no Brasil, são proibidos em muitos países. Estes países, enquanto proíbem o uso de determinadas marcas em seu território, os exportam para os países em desenvolvimento. Trocam venenos por dólares. Só no último ano foram liberados no Brasil 200 novos produtos industrializados. E isto com precária fiscalização

Os agrotóxicos estão presentes não apenas em verduras e frutas. Eles estão também embutidos na carne, o leite, ovos e mesmo em produtos industrializados. A opção mais inteligente é optar por produtos orgânicos. Quase sempre as verduras e frutos mais bonitos e vistosos são os mais contaminados. É preciso lavar bem as frutas e verduras, com algumas gotas de vinagre ou água sanitária , descartar as primeiras folhas, e adquirir os produtos diretamente do produtor. Ou ainda: ter a própria horta.

Até o ano 2020, a Dinamarca pretende transformar em orgânica toda produção agrícola. Além dos cuidados preliminares, a opinião pública deve exigir leis severas. Afinal, saúde não é algo secundário. Guardar e Cuidar da Natureza, pedia a CF 2017. Também para os fabricantes e comerciantes de agrotóxicos vigora o V Mandamento: não matar! O Brasil possui o pouco invejado título de campeão mundial em consumo de agrotóxicos”.

Acompanhe o programa completo no link, “Escute a Notícia”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais