Um peregrino nos passos de Jesus: Haifa e a Gruta de Elias
Acompanhe o programa apresentado por Frei Clemente Dotti
Acompanhe o programa “Um peregrino nos passos de Jesus” desta quarta-feira, 23/08, com Frei Clemente Dotti:
A CIDADE Haifa tem hoje 270.000 habitantes é uma cidade industrial e um dos mais importantes portos de Israel.
Situa-se na planície da costa do Mediterrâneo sob o monte Carmelo.
Faz parte do complexo “centro religioso de devoção a Maria”: O monte Carmelo, o convento dos frades Carmelitas, Igreja Stella Maris e o templo de Bahai.
Monte Carmelo, é citado na Sagrada escritura já em 2Rs 4,8-31, como sendo a montanha em que a Sunamita foi encontrar o profeta Eliseu. Mas especialmente é nesta montanha que se encontra a gruta onde se escondeu o profeta Elias quando perseguido. O fato mais notável se deu quando o profeta convocou os sacerdotes de Baal para oferecer um sacrifício e aquele Deus que mandasse o fogo do Céu seria o verdadeiro. Vamos oferecer um sacrifício com um bezerro sobre a lenha. Os sacerdotes de Baall prepararam o bezerro e o colocaram sobre a lenha e começaram a gritar por seu deus…”gritem mais alto pode ser que ele esteja dormindo e preciso acordá-lo”...Depois Elias colocou o seu bezerro sobre a lenha e despejou água para molhar a lenha e disse “: Deus de Abraão, Isaac e Jacó que todos saibam que tu és o Deus em Israel”...”Então Deus mandou um raio que consumiu a vítima, a lenha e a água”. O povo prostrou-se e disse: “Javé é o Deus verdadeiro”. (2Rs18,19s)
Este local foi sempre um local muito venerado pelos primeiros cristãos e nasceu uma devoção muito especial a Maria da Stella Maris, (Estrela do Mar). Mais tarde esta devoção foi levada à Europa e nasceu a ordem dos carmelitas, presentes no meio de nós até os dias de hoje. Existe aí também um templo dedicado a Bahai uma religião que apresenta um local geometricamente perfeito, para ser um local de oração e serviço. Pode-se observá-lo desde o monte Carmelo.
Existe um teleférico que leva os peregrinos desde a base do monte até o cimo dele, onde se encontram a gruta de Elias, o convento, a Igreja Stella Maris e o templo de Bahai.
Como vi a cidade de Haifa
Ela se torna importante porque é um porto da Israel. Da montanha dá para ver a Síria. A cidade está no sopé do monte e quase todas as casas tem calefação solar. É um espetáculo olhar a cidade lá de cima.
Comentários