Um peregrino nos passos de Jesus: Monte Sinai no Egito
Acompanhe o programa apresentado por Frei Clemente Dotti
Acompanhe o programa “Um peregrino nos passos de Jesus” desta quarta-feira, 24/05, com Frei Clemente Dotti:
"O Monte Sinai é um local importante da história de Israel. Deus se manifestou sempre no alto dos montes, como para dizer mais perto do Céu, assim acreditavam os antepassados.
O monte Sinai está no deserto do Egito. É um pico de granito com 2.285 metros de altura. E foi à sombra deste monte que os Israelitas, ao fugir do Egito, ficaram algum tempo, aí acampados, pois os montes eram verdadeiras barreiras para a sua defesa.
Do lado do acampamento se chamava Monte Sinai, em árabe significa montanha da Sarça, e no lado oposto chamavam de Monte Horeb.
Foi neste monte que Moisés subia para falar com Deus. ” O senhor disse a Moisés: Suba até mim com Aarão, Nadab, Abhiú e setenta anciãos de Israel, e adorem de longe. Só Moisés se aproximará do Senhor. Os outros não se aproximarão e nem o povo subirá com ele” (Ex.24,14).
Numa outra ocasião o Senhor falou de novo: ” Suba até junto de mim na montanha, pois eu estarei aí para lhe dar as tábuas de pedra da lei e os mandamentos que escrevi para você os instruir” (Ex. 24.1 e 13).
Durante muitos séculos este Monte atraiu milhares de peregrinos e peregrinas e a mais famosa foi Egéria do século IV que ali fez construir a capela da Sarça ardente.
Alguns peregrinos subiram os 4.000 degraus do monte, mas foram poucos por ser uma subida muito complicada. Mas fica-se imensamente feliz em poder subir dois pequenos montes, antes do Sinai propriamente dito e tirar uma foto de recordação com o Monte ás costas.
A distância entre Cairo e o Monte Sinai é de 442 quilômetros. A Bíblia diz que os hebreus demoraram 3 meses até chegar ao monte (Ex.19,1)
Como vi o monte Sinai
Para conforto dos peregrinos existe um hotel em cabanas e um pequeno hospital para emergência. Subimos algumas centenas de metros e deu para ver o monte diante de nós, parecendo de longe uma pedra única. Vi água na baixada e entramos no mosteiro para ver a capela muito antiga. Rezei missa no Sinai. O deserto até aqui é uma planura e a partir do Sinai até Ellat é montanhoso e com muitas pedras".
Comentários