Psicologia e Você: ataques de fúria e agressividade podem ser sinal de doença
A psicóloga Rukaya Aresi Hasan fala sobre o Transtorno Explosivo Intermitente
No programa "Psicologia e Você" desta terça-feira, 22/08, a psicóloga Rukaya Aresi Hasan fala sobre Transtorno Explosivo Intermitente, também conhecido como “Síndrome de Hulk”, trata-se de um transtorno psicológico em que há um descontrole da raiva, podendo ser acompanhado de agressões verbais e físicas, que podem prejudicar a própria pessoa ou outras pessoas próximas. O controle dos impulsos e o controle emocional ficam completamente afetados, gerando ataques de raiva sem controle e excesso de ira e fúria repentinas.
A maioria das pessoas com este transtorno tem problemas com seus relacionamentos pessoais, sejam familiares, amorosos ou amizades. Viver perto de uma pessoa assim é praticamente estar em estado de tensão constante
O diagnóstico dessa síndrome é feito por avaliações médicas e psicológicas, com base no histórico pessoal e relato de amigos e familiares, pois esse transtorno só é confirmado quando há repetição do comportamento agressivo por vários meses, o que sugere que esta é uma doença crônica.
Mas calma, tudo isso tem tratamento. Acompanhe o programa completo no link, “Ouça a Notícia”.
Comentários