Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Conheça a história da garibaldense que vive há quase 30 anos na Suíça

por Grasiela dos Reis

Luisa Bortolini é a convidada do quadro Garibaldenses pelo Mundo desta semana

A garibaldense Luisa Bortolini foi a convidada desta segunda-feira, 21/08, do quadro Garibaldenses pelo Mundo, que entrevista conterrâneos que estão vivendo fora do país. E de todos os que já foram entrevistados até agora, Luisa é a que está há mais tempo longe da Terra do Espumante: ela vive há 29 anos na Suíça, após ter casado no Brasil.

A trajetória de Luisa iniciou quando ela saiu de Garibaldi para trabalhar como professora em São Leopoldo. Ela acabou conhecendo aquele que viria a ser seu marido, um suíço que mudou-se com os pais quando tinha apenas cinco anos para o Brasil. Na verdade, o marido de Luisa nasceu no Tibet, e foi adotado pelos pais, suíços, quando estes estavam em viagem no Nepal.

Com Luisa em São Leopoldo e seu então namorado em São Paulo, o início do namoro não foi fácil. Por quase dois anos, eles namoraram através de cartas, numa época em que as formas de comunicação eram muito mais difíceis do que são hoje.

Após o casamento, Luisa e o marido, que também era professor, decidiram mudar-se para a Suíça em busca de novas oportunidades. No início, ela enfrentou muitas dificuldades com o idioma, pois morava na região do país onde o alemão é o idioma principal. Seu primeiro emprego foi como repositora num supermercado. Ela conta que segurava os produtos numa mão, e na outra segurava o dicionário, para saber de que produto se tratava.

Com o passar do tempo e a adaptação ao idioma, ela passou a atuar como professora, profissão que exerce até hoje em Zurique, no Instituto Cultural Brasileiro, onde leciona português para estrangeiros. Zurique fica a 50 minutos de carro da cidade onde ela reside, trajeto que é feito diariamente com o maior prazer, devido à qualidade das estradas suíças.

Outro ponto destacado pela entrevistada foi a qualidade de vida na Suíça, reconhecidamente uma das melhores do planeta, com saúde, educação e segurança como excelentes.

Recentemente, Luisa esteve de férias em Garibaldi e região com o marido e um casal de suíços. Disse que o casal gostou tanto do município que, ao retornarem para a Suíça, disseram que se tivessem que escolher um município para morar no Brasil, seria Garibaldi. Da Terra do Espumante, Luisa disse que as principais lembranças e saudades que tem são dos amigos, dos parentes e da possibilidade de fazer tudo a pé pela cidade.

Acompanhe a entrevista na íntegra em escute a notícia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais