Um peregrino nos passos de Jesus: água em Israel
Frei Clemente Dotti explica que a produção anual de água artificial ou reciclada no país é de mais de 2 trilhões de litros /ano
Nesta quarta-feira, 22/03, no programa “Um peregrino nos passos de Jesus”, Frei Clemente Dotti explicou como é feita a utilização da água no país:
“Visitando uma colônia Agrícola TACMEN YOSEF, no deserto ficamos sabendo de algumas novidades a respeito da água em Israel. Aquela área de terra era absolutamente improdutiva tendo em vista o sol escaldante, um terreno completamente arenoso e sem vegetação.
Da água usada para o atual plantio, 70% provem do aproveitamento das águas cloacais, que colhe hoje o equivalente a mais de 400 bilhões de litros por ano. Estas águas são fruto de controles governamentais. Era preciso fazer alguma coisa porque a população crescia e não se ampliava a área de plantio. Necessário se fazia aumentar a área cultivável. Ao mesmo tempo empresas particulares estão dessalinizando. Hoje a sua produção anual de água artificial ou reciclada é de mais de 2 trilhões de litros /ano.
Viviane Kirchner, uma Israelita, nos dizia: “hoje estou feliz porque o governo liberou a água dos chuveiros para usar em meu jardim. Estava tão feio, hoje está lindo e com muitas flores. Até hoje o Governo proibia o uso de água dos banheiros para fins domésticos porque toda a água era canalizada para ser reaproveitada em todo o país”.
Nesta Colônia apenas 20% a água utilizada é da chuva (200mm anuais) 10% da água potável que o governo fornece e 70% água cloacal reciclada.
Ao visitar esta colônia moderna, percebemos que não apenas se produz, mas se reinventa com cruzamentos e pesquisa de muitas culturas. Vimos e provamos tomates cerejas de várias cores, os de cor cereja, vermelha, zebra e chocolate. Assim como a cenoura de 4 cores, a de cor cenoura, branca, vermelha e violeta. A produção de tomates dura 8 meses. Toda produção é exportada, especialmente para Itália, menos o que é consumida na colônia. Nada é vendido em Israel. A colônia é composta de 100 famílias.
Ficamos sabendo que a água dada às plantas é controlada para dar frutos e não para crescer.
Em todo centro sul de Israel se podem ver grandes plantações dos sete frutos conhecidos pela bíblia como sendo abençoados por Deus: Azeitonas, Figos, Romã, Uva, Tâmara, Trigo e Cevada. Mas com a ciência se cultivam também, Bananas, Morangos, Tomates, Cenouras e demais frutos da Europa e das Américas. A distribuição da água em Israel é feita em dois tipos de condutos: o vermelho para água potável e o roxo para uso na agricultura".
Acompanhe o programa completo no link, “Escute a Notícia”.
Comentários