Psicologia e Você: o esgotamento leve
A psicóloga Rukaya Aresi Hasan explica alguns dos sintomas causados pelas tensões do dia a dia
No programa "Psicologia e Você" desta terça-feira, 17/10, a psicóloga Rukaya Aresi Hasan falou sobre o esgotamento leve.
A psicóloga explicou que todo mundo, alguma vez na vida, já deve ter sentido os sintomas desse esgotamento considerado leve. Nós descobrimos esses sinais depois de passar por uma forte tensão ou de termos terminado uma tarefa mais pesada.
São nessas horas que surgem os sintomas como irritabilidade, falta de desejo sexual, transtornos de sono, diminuição da motivação e sintomas depressivos. Esses sintomas caracterizam uma versão mais simples do esgotamento, que se manifesta por meio de reações psicológicas e orgânicas em resposta a um stress mais forte. A questão é que, quando a situação-gatilho do estresse termina, os sintomas desaparecem sozinhos. É o caso em que um fim de semana bem aproveitado ou uma temporada de férias já resolvem. Exercícios e um bom sono também ajudam a recarregar as baterias.
No entanto, vale ressaltar que o esgotamento leve pode começar a se tornar um esgotamento crônico. Se essa tensão se torna constante, a síndrome se manifesta como uma desordem generalizada. Você está sem forças? Nada o alegra? Infelizmente, aí sim pode se tratar de um problema comum nos dias de hoje, que é a síndrome de esgotamento ou síndrome de burnout. A boa notícia é que é possível combater esse problema.
Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".
Comentários