Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Um peregrino nos passos de Jesus: povo judeu escravo do Egito

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Acompanhe o programa apresentado por Frei Clemente Dotti

Foto: Divulgação

Acompanhe o programa “Um peregrino nos passos de Jesus” desta quarta-feira, 17/05, com Frei Clemente Dotti:

"Os descendentes de Abraão cresceram e se desenvolveram no país de Canã. Uma grande seca os obrigou a migrar para o Egito. Inicialmente foram recebidos como migrantes, um povo que poderia aumentar o seu poderio bélico. Mas com o passar dos tempos, Faraó percebeu que os Israelitas estavam ficando muito unidos e fortes. Os declarou escravos. Aí começou uma nova etapa de suas vidas.

“Deus viu a condição dos filhos de Israel e a levou em consideração” (Ex.2,25). Moisés estava pastoreando o rebanho no deserto quando no meio de uma sarça ardente que não se consumia e ouviu uma voz que dizia; “ouvi o clamor dos filhos de Israel, por isso vai. Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel (Ex.3.10) ”. Depois de muitas negociações, Moisés levou seu povo para a grande marcha da libertação.

Partindo do atual Cairo, seriam 380 quilômetros de caminho pelo deserto, para chegar à terra prometida, percorrendo o trajeto que os levaria à Faixa de Gaza. Mas aí habitavam numerosos povos, muito fortes em poderio bélico, entre os quais os cananeus. Os Israelitas tiveram que recuar e tomar outro caminho, mais para o sul e sempre perseguidos por seus inimigos. Chegaram até o monte Sinai onde ficaram algum tempo acampados esperando novas oportunidades de continuar a sua viagem.

O acampamento dos israelitas ficava ao pé do monte Sinai. Toda cercada de montanhas com apenas uma saída. Local estrategicamente ideal para acampamentos. Era só vigiar esta entrada, pois as montanhas eram as suas defesas por todos os lados.

No ano 1.000 d.C. o corpo de Santa Catarina foi transportado para esta área e os monges construíram um mosteiro de Santa Catarina. Ainda hoje vivem monges neste mosteiro. Antigamente muitos monges viviam aqui, cada qual em sua choupana fazendo penitência e rezando. Este local tinha uma fonte de água.

Como vi as plantações onde trabalharam os Hebreus

Vi o vale do rio Nilo muito fértil e com muitas plantações. Mas não são plantações extensas. Vi carroças carregadas de pasto e vi muitas tâmaras.

Era aqui que os hebreus (nome dado ao povo judeu) trabalhavam quando escravos".

Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais