Pensando Bem: nossas possibilidades
Acompanhe todas as segundas-feiras os comentários de Frei Aldo Colombo
Confira o programa Pensando Bem desta segunda-feira, 15/01, com Frei Aldo Colombo:
Dentro de uma equipe existem diferenças e os profissionais podem ser representados por águias, macacos ou ratos. O esquema de análise foi elaborado pelo executivo norte-americano Jack Welch. As três diferentes personalidades podem ser encontradas em todos os grupos e níveis hierárquicos.
A águia representa 20% dos participantes. É um profissional de alta competência, gosta de desafios e sabe valorizar os colegas. O rato agrupa cerca de 10% do grupo. É conhecido como puxa-saco, oportunista, especialista em intrigas, é ineficiente e contagia o ambiente. O macaco visualiza o grupo maior de uma empresa, cerca de 70% dos funcionários. É um ótimo imitador, mas pode imitar tanto a águia como o rato. Ele precisa de orientação constante e faz obrigação, como sempre se fez.
O perfil destes três tipos pode ser encontrado em todas as instituições: na família, na igreja, no clube ou no grupo de trabalho. As pessoas não nascem assim; elas se transformam ao longo da vida, dependendo das circunstâncias. Os primeiros anos de vida são determinantes para a formação da personalidade. Há pais que plasmam vencedores, há pais que direcionam para a mediocridade.
Na empresa, observa Welch, os funcionários podem ser auxiliados a mudar para melhor. Um rato, aos poucos, pode assumir o perfil de águia. Há casos contrários, onde a pessoa vai perdendo o elã, baixando de águia para macaco. O individualismo e a rotina contribuem para o gráfico descendente.
Independente dos anos , a pessoa pode assumir uma atitude nova. Pode tomar nas mãos as rédeas da própria vida e criar um momento novo. O passado é definitivo, mas o presente está em nossas mãos Nós somos o resultado de nossas escolhas. Não das escolhas feitas no passado, mas daquelas que fazemos hoje. A cada dia, tendo ou não consciência disso, a pessoa deve tomar uma grande decisão : continuo como sou ou mudo?
Dentro de nós existe uma águia que pede licença para se revelar. Mas há pessoas que apostam no macaco ou no rato. Cada um tem o tamanho de seus desejos e sonhos. Não podemos aceitar o mínimo, mas devemos apostar no máximo”.
Acompanhe o programa completo no link, “Ouça a Notícia”.
Comentários