Procure as raízes do problema
Acompanhe o programa Pensando Bem de Frei Aldo Colombo desta segunda-feira, 12/12
No programa “Pensando Bem” desta segunda-feira, 12/11, Frei Aldo Colombo fala sobre a importância de encontrar a causa dos problemas:
"A sabedoria popular garante que a velhice nunca vem só. Um senhor na casa dos sessenta começou a sentir dores acentuadas nos pés. Por causa delas recusava-se a viajar, não ia a festas, perdeu a alegria de viver e vivia lamentando-se. Recusava-se ir ao médico, pois tinha certeza que seu problema não tinha solução. Quando caminhava um pouco mais, ou precisava subir escadarias, a dor e as lamentações cresciam.
Diante da pressão da família resolveu consultar um médico. Depois de fazer algumas radiografias, o médico garantiu não existir problema algum, apenas uma pequena irritação. Porém, observando a dificuldade com que ele calçava os sapatos, o medico garantiu: descobri sua doença! O problema não estava nos pés, mas no sapato que usava. Um sapato mais confortável e o sofrimento terminou.
As dificuldades fazem parte da vida de todos nós. Cada um deve debruçar-se sobre elas e encontrar a solução. Muitas vezes, os outros têm maior facilidade de diagnosticar as causas e superar nossos problemas
Simplificar ou complicar o problema fazem parte do comportamento aprendido ao longo do tempo, sobretudo na infância. São comandos muito fortes que nos fazem perceber a realidade de uma certa maneira. São filtros internos que impedem de perceber com clareza a realidade.
Existem pessoas afetadas pelo pessimismo: comigo nada dá certo, dizem. E acariciam seu problema, porque este justifica seu modo de viver. São estes filtros artificiais que fazem perceber um mundo de névoas, sem alegria. Mais ainda, estão convencidos que o pior está para vir.
Acreditam que os problemas são causados pelos outros. Gostariam que as coisas mudassem, mas fora deles. A solução está na análise criteriosa do problema. Serão mesmos os pés ou os sapatos?
É importante crer na solução. Não uma solução milagrosa, caída do céu. Uma solução que parta da terra, da realidade Uma solução trabalhada. Por vezes, a pessoa carrega uma pedrinha no sapato, mas não vai à raiz do problema. Prefere soluções artificiais ou conforma-se com isso, explicando: nasci para sofrer.
Deus quer que seus filhos e filhas sejam felizes. E por isso pede que afastemos de nós o que machuca, o que não deixa ser felizes. De resto, Ele caminha conosco. Quando a cruz é realmente pesada, peçamos a sua ajuda. Ele é especialista em carregar a cruz.
Os advogados insistem: nenhuma pista pode ser desprezada. A solução pode estar mais perto do que imaginamos. Podemos jogar longe nossos sapatos e caminhar com os pés descalços. Mais: resolva um problema de cada vez. Se os outros não quiserem mudar, mude a si mesmo. "
Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".
Comentários