Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Pensando Bem: Vós sois todos irmãos

por Grasiela dos Reis

Acompanhe todas as segundas-feiras os comentários de Frei Aldo Colombo

Foto: Divulgação

No programa "Pensando Bem" desta segunda-feira, 12/02, Frei Aldo Colombo aborda o tema "Vóis sois todos irmãos".

O Concílio Vaticano II marcou novos rumos para a Igreja. Antes, mais centrada em si mesma, voltou-se mais para o mundo. Continuou sendo Luz, mas pastoralmente privilegiou ser Fermento. A Boa Nova, dizia João XXIII, deve ser para todos homens e para o homem todo. Foi neste contexto que surgiu a Campanha da Fraternidade.

Trata-se de uma evangelização intensa na caminhada quaresmal, abordando um diferente tema, de acordo com as necessidades. Não visa apenas os batizados, mas pretende influir sobre a sociedade toda. Ao longo destes 54 anos foram abordados temas candentes. Algumas das Campanhas tiveram a adesão de outras igrejas.

Na primeira etapa, a CF abordou mais temas internos da Igreja. Em 1964 pedia-se: Você também é Igreja. Mais tarde, a partir de 1973, tendo como referência as Conferências de Medellin e Puebla, começou a tratar temas sociais. Fraternidade e Libertação era o tema daquele ano. A partir de 1985 foram assumidos mais temas existenciais do povo brasileiro: a Terra, a Fome, a Água, a Saúde Pública. Em 2016 o tema foi a Casa Comum e em 2017 a Defesa da Vida e os biomas brasileiros.

Neste ano a CF atinge a chaga mais dolorida e preocupante da sociedade: Fraternidade e Superação da Violência e o lema lembra: “Vós sois todos irmãos” ( Mt 23,8 )

Passou o tempo em que o brasileiro era considerado povo cordial. Hoje nos tornamos um país violento e as autoridades perderam o controle da situação. Somos um país líder em assassinatos, superando amplamente Estados Unidos, Inglaterra e Argentina. Precisamos refletir sobre estes e outros temas afins : droga, assaltos à mão armada, chacinas, violência doméstica, morosidade da Justiça, exclusão social, mortes no trânsito e péssimas condições de nossas cadeias.

Nossas tentativas se resumem em tentar proteger-nos com armas, cercas elétricas, circuitos de TV, guardas... Tudo será inútil se não descermos às causas sociais, religiosas, familiares, econômicas. Por quem os sinos dobram? A pergunta feita por John Donne, Hamingwey e, mais recentemente, por Raul Seixas tem a mesma resposta: eles dobram por ti.

Frei Aldo Colombo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais