Um alerta contra a osteoporose
O pediatra Cláudio Dalmáz explica os cuidados com a doença que deve registrar 66 mil novos casos em 2015 no BR
No programa Espaço Saúde desta segunda-feira, 11/05, o pediatra Cláudio Dalmáz fala sobre a Osteoporose e os cuidados com a doença. De acordo com o médico, somente em 2015, o Brasil deve registrar 66 mil novos casos de fratura no quadril. É o que indica o Estudo Brasileiro de Validação em Osteoporose (Bravos), desenvolvido pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) com o auxílio de pesquisadores da USP e da Unifesp.
O pediatra explica que a pesquisa foi realizada com base em um levantamento de 982 casos de fraturas de quadril causadas por osteoporose, registrados entre fevereiro de 2010 e março de 2012, em hospitais públicos das cidades de Belém, Vitória e Joinville. O levantamento busca auxiliar na elaboração de métodos de prevenção mais eficazes para o problema que atinge principalmente as pessoas acima de 50 anos.
Segundo a pesquisa, o principal fator para as fraturas causadas por osteoporose no país ainda é a idade avançada. Os dados apontam que, após os 50 anos, o risco aumenta 50% entre as mulheres e de 20% a 25% entre os homens.
Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".
Comentários