Psicologia e Você: quem precisa de férias?
Acompanhe todas as terças-feiras os comentários da psicóloga Rukaya Aresi Hasan
No programa Psicologia e Você desta terça-feira, 09/01, a psicóloga Rukaya Aresi Hasan fez uma reflexão sobre as férias, com o texto d psicóloga Silvana Calvo Tuleski.
A palavra férias sempre evoca bons pensamentos, o que vem à mente é diversão, lazer, descanso. O próprio dicionário Aurélio traz como significado de férias “os dias em que se suspendem os trabalhos oficiais; certo número de dias seguidos pra descanso de empregados, estudantes, entre outros”. Podemos dizer que é o período em que escolhemos as atividades que queremos fazer de verdade, livre das obrigações e compromissos, é o momento em que devemos repor energias pra recomeçar um novo período de trabalho ou estudo.
E falando das crianças, os momentos de "desligamento" das rotinas devem fazer parte das férias dos pequenos. Considerando que as férias escolares não fogem do que foi dito agora, um certo planejamento pode ser importante pra evitar excessos e, ao invés de ser um momento de recarga de energias, acabar sendo mais estressante do que o dia a dia e suas obrigações.
Pode ser contraditório pensar em planejamento de férias, já que, por ser momento de descanso, se quer mais é esquecer a tal palavra „planejamento‟. No entanto, encontramos inúmeros casos em que as pessoas, por falta de planejamento, acabam tornando suas férias, ou mesmo a dos próprios filhos, um verdadeiro período de tortura e até de tédio.
Então, ficam aqui algumas dicas para você aproveitar suas férias da melhor forma, no link, “Ouça a Notícia”.
Comentários