Um peregrino nos passos de Jesus: Monte Nebo, entrada em Jericó
Acompanhe o programa apresentado por Frei Clemente Dotti
Acompanhe o programa “Um peregrino nos passos de Jesus” desta quinta-feira, 08/06, com Frei Clemente Dotti:
"As peripécias dos hebreus não terminaram com passagem do mar vermelho. Depois da passagem subiram as montanhas da Jordânia e terminaram no monte Nebo.
O Monte Nebo é onde estiveram o Papa S. João Paulo II em 20 de maio de 2000 e Papa Bento XVI em 09 de maio de 2009. É um monte de 817 m de altitude. Foi neste monte que Moisés olhou para a região do vale do rio Jordão e contemplou agradecido a Deus por ter sido o instrumento da libertação do povo do Egito. Aí mesmo foi enterrado e assumiu a chefia do projeto de Deus, Josué, que atravessou o rio Jordão e tomou posse da cidade.
O Livro de Josué 5,13-6;27 assim fala da conquista: “A Arca da aliança rodeou a cidade, dando uma volta...Josué levantou-se de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca da ALIANÇA. Os sete sacerdotes iam à frente da arca e tocavam as trombetas. Os guerreiros iam à frente dos sacerdotes tocando as trombetas. O restante ia atrás, todos marchando ao som das trombetas. No sétimo dia, ao romper da aurora rodearam a cidade sete vezes do mesmo modo. Somente no sétimo dia rodearam sete vezes. Na sétima volta, os sacerdotes tocaram as trombetas, então Josué disse ao povo: Gritem porque o Senhor entregou a cidade para vocês...ao ouvir o toque da trombeta o povo deu um grande grito a muralha da cidade veio abaixo e o povo entrou na cidade...incendiaram tudo o que nela havia. Quanto ao ouro, prata, bronze e ferro, levaram para o tesouro do Senhor. ” E assim os Hebreus tomaram conta da cidade porque foram fiéis ao Senhor e ele esteve lutando por eles. Alguns dos hebreus, mais tarde, cometeram infidelidade quanto às coisas consagradas ao Senhor. E a ira do Senhor se ascendeu contra o seu povo.
Hoje a cidade de Jericó é uma das mais importantes cidades da Palestina. Durante a vida de Arafat foi a capital da Palestina.
A cidade e seu povo vivem do turismo, pois da cidade vê-se o Monte das tentações, onde Jesus ficou durante 40 dias e 40 noites em jejum quando o diabo o tentou, dizendo que se o adorasse todos os reinos seriam dele. Perto está o Mar Morto, rico em sais minerais.
Na cidade ainda hoje jorra água em abundância desde o tempo do profeta Eliseu que purificou a água que era salobra, em água muito pura (II reis 2,19-21). Peregrinos, dependendo dos guias palestinos, visitam a fonte e molham seus pés no canal que a leva para os reservatórios".
Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".
Comentários