Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Você faz parte do Clube 99?

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

No programa Pensando Bem, Frei Aldo faz uma reflexão sobre as pessoas que se tornam escravas do dinheiro

Foto: Divulgação

No programa Pensando Bem desta segunda-feira, 07/02Frei Aldo Colombo fala as pessoas que têm o suficiente - mais que o suficiente - para serem felizes e mesmo assim não estão satisfeitas, tornando-se escravas do dinheiro:

“Vivendo num esplêndido palácio, cercado de auxiliares fiéis, com todo o conforto e poder, um rei não era feliz. Certo dia viu um dos seus criados, que assobiava alegremente enquanto esfregava o chão. Ficou intrigado. Como ele, o soberano do Reino, andava triste, enquanto um humilde criado parecia desfrutar tanto prazer? Mandou chamar o empregado e quis saber porque ele era tão feliz. Sou um simples empregado, majestade, continuou ele, não preciso de muita coisa; tenho uma casa simples para abrigar minha esposa e meus dois filhos e junto à casa um pequeno terreno com flores e algumas hortaliças. Os pássaros me acordam de manhã e bebem água da pequena fonte.

Creio que ele não faça parte do Clube dos 99, observou um Ministro. Que clube é esse, perguntou o rei? Nada melhor que a prática para explicar garantiu o Ministro.

No dia seguinte deixaram diante da casa do empregado um saco cheio de ouro. Achando as moedas, o empregado ficou muito feliz. Nunca tinha visto tanto dinheiro e começou a contar as moedas: dez, 25, 42, 78, 99... Achou que alguém roubara uma das moedas e ou contara mal. Deveriam ser 100 moedas. Isto era lógico. Contou e voltou a contar, mandou a esposa varrer a casa toda e nada da moeda. Por algum motivo faltava uma moeda. E não poderia ficar assim.

Decidiu que iria conseguir a centésima moeda, ai sim, seria feliz. Dali em diante sua vida mudou. Passava o tempo todo pensando na moeda, não mais assobiava no trabalho, dava pouca importância à família e a seu pequeno jardim. Possuía as 99 moedas de ouro e era infeliz.

Majestade, observou o Ministro, algumas semanas depois: agora o empregado faz parte, oficialmente do Clube dos 99.

O Clube dos 99 é formado por pessoas que têm o suficiente - mais que o suficiente - para serem felizes e mesmo assim não estão satisfeitas. Estão continuamente correndo atrás dessa centésima moeda, que lhes faz falta. Falta apenas uma moeda para serem felizes.

Não é preciso muito para ser feliz. Porém quando ganhamos algo melhor ou maior, surge o sentimento de que poderíamos ter mais. Por causa de um pouco mais, a pessoa perde o sono, perde o encanto de viver e acaba por não usufruir as 99 moedas que realmente possui. Acaba perdendo a paz, não mais valoriza o lar, machuca as pessoas que o cercam, como se elas tivessem culpa da moeda que falta. E uma moeda a mais para que serviria? O pouco mais é o preço de nosso desejo.

O dinheiro é um ídolo que acaba cegando seus adoradores. Nunca parece suficiente. Mais: ele quer ser adorado pelos que acham que são seus donos. Na realidade são seus empregados. Talvez por isso, São Francisco nunca procurou a centésima moeda. Nem mesmo quis as outras 99. Ele não fez parte do Clube dos 99, mas foi feliz."

Confira o programa completo no link, "Escute a Notícia".

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais