Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Pensando Bem: começar de novo

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Acompanhe os comentários de Frei Aldo Colombo todas as segundas-feiras

Foto: Divulgação

Confira o programa Pensando Bem desta segunda-feira, 08/01, com Frei Aldo Colombo:

"O oleiro estava trabalhando ao torno. Quando o vaso que moldava com barro se avariava em suas mãos, com o mesmo material fazia outro vaso. Esta pequena parábola pertence ao profeta Jeremias. Ele mesmo se encarrega da conclusão: “ Como o barro nas mãos do oleiro, assim sois vós em minhas mãos” diz o Senhor ( Jr 18.13)

O insucesso e o fracasso fazem parte de nossa vida. Nem sempre a intensidade é a mesma, mas sempre são dolorosos. Muitas vezes são convite ao desânimo. Em minha vida nada dá certo, argumentam alguns e, por isso, desistem. O único e definitivo fracasso é quando desistimos. Isto vale para a vida afetiva, econômica e social. Vale também para a Fé. Há dentro de nós a ilusão de sermos perfeitos, à semelhança de anjos. Quando as coisas vão mal, desmancha-se nossa autoimagem e surgem sentimentos de culpa.

A culpa nunca parte do oleiro, isto é, de Deus. Ele refaz uma, dez, cinquenta vezes o nosso projeto. E o vaso pode ficar mais bonito. Deus nunca cansa de perdoar, lembra o papa Francisco. E o perdão de Deus não ilumina apenas o passado. É convite para recomeçar. Para Deus não há casos perdidos. Todos continuamos salváveis. A graça de Deus e a humildade da criatura são elementos básicos para recomeçar.

Ninguém está livre de pequenos ou grandes fracassos. Quando tudo desmorona, quando os sonhos mais lindos acabam, aí é a vez Deus. Quase ao mesmo tempo, dois vasos caíram e se fizeram em pedaços: Judas e Pedro traíram a Jesus. Diferente foi a reação. Judas desistiu, convencido, que não havia mais caminho para voltar. Pedro, após chorar amargamente (Lc. 22,62) deixou que Jesus fizesse outro vaso, com o mesmo barro e tornou-se o primeiro Papa. Se Judas tivesse permitido o Oleiro refazer o vaso, teríamos hoje um santo de primeira grandeza.

O tempo, dom de Deus, é sempre igual, mas há datas que nos ajudam a recomeçar. Ano Novo, vida nova, costumamos dizer. Não podemos deixar que o passado estrague nosso futuro. Cada dia é uma página nova no Livro da Vida. A página, em branco, nos é dada por Deus; o que escrevemos é nossa responsabilidade.

Na linguagem esportiva, dizemos: bola no meio do campo, a partida ainda não terminou. Vale para a vida: a última palavra não foi dada.

Acompanhe o programa completo no link, "Ouça a Notícia". 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais