Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Espaço Nutrição: os refrigerantes e sucos industrializados

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Neste mês de outubro a nutricionista Letícia Loss fala sobre temas relacionados a alimentação dos pequenos

Foto: Divulgação

No programa Espaço Nutrição desta sexta-feira, 06/10, a nutricionista Letícia Loss falou sobre os refrigerantes e sucos industrializados. Durante o mês de outubro, dedicado às crianças, a nutricionista abordará temas relacionados a alimentação dos pequenos.

Um dos piores hábitos na alimentação das crianças é o excessivo consumo de refrigerantes e sucos de caixinha, e o baixo consumo de água e suco de fruta natural. Dados de estudo realizado em 2015 pelo Ministério da Saúde revelou que mais de 30% das crianças consomem refrigerante antes dos 2 anos.

Outro estudo divulgado no ano passado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro revelou que o refrigerante ocupa o sexto lugar mais consumido por adolescentes numa lista de 20 alimentos.

Que refrigerantes fazem mal para a saúde todos sabem, mas porquê isso acontece? Basicamente essa bebida contém 3 componentes principais e altamente prejudiciais: o xarope de milho, sal industrializado (NaCl) e o dióxido de carbono, o gás CO2.

O consumo excessivo e prolongado dessas substâncias presentes nos refrigerantes traz uma série de malefícios para todos nós e para as nossas crianças. Contribui para o aumento de peso e retenção de líquidos, enfraquece os ossos, dentes, cabelos e unhas, diminui a absorção de nutrientes fundamentais nesse faixa etária como cálcio, ferro e magnésio, e pode levar ao desenvolvimento de diabetes, pressão alta, pedra nos rins, e até alguns tipos de câncer. Sem contar que pode também dificultar o desenvolvimento físico e mental das crianças e adolescentes.

O suco, embora seja uma opção prática e rápida, também não é uma saída saudável. Contêm os mesmos índices de açúcar, conservantes e corantes que os refrigerantes, e de fruta mesmo, não sobra quase nada e por isso não contém fibras!

A dica da nutricionista é substituir essas bebidas por suco de fruta natural ou congelada e, é claro, pela água.

Acompanhe o programa completo no link, “Ouça a Notícia”.
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais