Psicologia e Você: as vantagens psicológicas de se ter um animal de estimação
Acompanhe todas as terças-feiras os comentários com a psicóloga Rukaya Aresi Hasan
No Psicologia e Você desta terça-feira, 06/03 a psicóloga Rukaya Aresi Hasan falou sobre os benefícios de se ter um animal de estimação em casa, por meio do texto da psicóloga Alice Frungillo Lima.
Alguns benefícios físicos são bem mais visíveis, como a diminuição do desenvolvimento de alergias nas crianças que crescem com bichinhos, além do aumento das atividades físicas realizadas por pessoas que tem animais de estimação, através das brincadeiras e passeios, tudo isso já valeria a pena. As vantagens de ter um bichinho de estimação compensam os gastos e eventuais preocupações.
Quando pensamos em ter um animal de estimação, precisamos ponderar sérias questões, como a nossa disponibilidade de tempo e de espaço, e lembrar que estamos assumindo um compromisso, por anos, de cuidar com responsabilidade e amor. É claro que ter um animalzinho de estimação em casa exige alguns cuidados. Mas o trabalho é pequeno se comparado aos benefícios que eles trazem.
Ter um animal de estimação ajuda as pessoas a lidarem com fatos importantes da vida – como nascimento, reprodução e morte, além de reforçar a autoestima. Para pessoas tímidas, os bichos servem como um bom treino pra se comunicar melhor. No contato diário, crianças e animais aprendem a controlar impulsos, entre eles, a agressividade. Há, entre nós e um bichinho, uma intensa troca de afeto.
A criança – e adulto também – podem aprender a respeitar o outro e entender seus potenciais e limitações. Além disso, há também desenvolvimento de empatia e responsabilidade, pois temos que estar atentos aos cuidados que eles necessitam a todo o momento, jamais os descartando quando estamos cansados ou quando apresentam algum problema comportamental.
Acompanhe o programa completo no link, “Ouça a Notícia”.
Comentários