Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Cultive a arte de escutar

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

No programa Pensando Bem, Frei Aldo explica que a incapacidade de escutar é um dos males da humanidade

Foto: Divulgação

No programa Pensando Bem desta segunda-feira, 05/0, Frei Aldo Colombo fala sobre a importância de saber escutar:

“Não é absurdo imaginar que mo Jardim Terreal, Adão e Eva, após a primeira briga, ficaram uma semana sem conversar. Mais do que isto: sem querer escutar as razões do outro. Esta doença continua hoje. Madre Teresa de Calcutá diz que a maior doença de nosso tempo é a incapacidade de escutar o outro, aceitá-lo assim como é e amá-lo. Continuamos não levando em conta a sabedoria da natureza que nos deu uma boca e dois ouvidos. Todos querem falar, mas poucos de dispõem a escutar. Isto acaba criando o Diálogo dos Surdos, onde todos gritam e ninguém ouve.

Em função disto surgiu até a Associação Internacional da Escuta. Em média, revela o instituto, a maioria das pessoas passa entre 45% e 70% do dia escutando. O pior: sem escutar. Estão apenas esperando que o outro termine para dar seu ponto de vista. O mais grave é quando esta incapacidade de escutar acontece entre os casais. É ainda a Associação Internacional da Escuta que garante que a maioria dos casais tem, em média, apenas nove minutos diários de conversa significativa.

Em média, falamos de 125 a 180 palavras por minuto. Nossa capacidade de escutar vai além. Conseguimos escutar de 400 a 500 palavras por minuto. Isto desde que estejamos dispostos a escutar. Muitas vezes conversa entra por um ouvido e sai por outro. As mães têm experiência disso quando afirmam: eu já te disse isto mil vezes...

A palavra, proferida e ouvida, tem valor medicinal. Ela acolhe, envolve e cura. Isto quando há olho no olho.. Entendem bem disso os namorados, que partilham, verbalizam, até os mínimos detalhes. Cada palavra é um tesouro escondido, que descobrimos ou não. Muitas vezes, depois de casados, aquele cumplicidade, aquelas confidências, terminam. E as pessoas se tornam estranhas.

Mahatma Gandhi observava que as pessoas ao discutirem, gritam. Isto porque os corações estão longe. Escutar da verdade é ouvir com o coração. Muitos desejam ser escutados e não esperam por uma resposta ou solução. O fato de serem escutadas é tudo.

O péssimo hábito de muito falar e pouco escutar afeta também o modo de rezar. Num palavreado artificial, decorado, tentamos dizer a Deus o que Ele deveria fazer. A Bíblia nos diz que o começo do encontro com Deus é a escuta: Ouve, ó Israel, o que Deus vai falar ( Dt, 6,3) ou Fala, Senhor que teu servo escuta (1Sm,3) Em nossa oração devemos pedir ao Senhor, que já fez isso muitas vezes, que cure nossa surdez.”

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais