Pensando Bem: Jesus!
Acompanhe todas as segundas-feiras os comentários de Frei Aldo Colombo
Confira o programa Pensando Bem desta segunda-feira, 05/02, com Frei Aldo Colombo:
"Quem foi este Jesus, de quem se fala tanto, há tanto tempo e tantas coisas; muitos contra e muitos a favor? A pergunta está numa canção do Padre Zezinho. Mesmo os que não têm fé são obrigados a reconhecer que Ele é a figura central da História. Nascido numa gruta nos confins do mundo, morreu na cruz. Sobre ele foram feitas tantas teses, se escreveram tantos livros, foram feitos filmes, esculpidas estátuas, pintados quadros. Ele dividiu a História ao meio: antes e depois dele.
Nem todos o aceitam e muitos o ignoram. Em sua primeira apresentação pública, aos oito dias, o velho Simeão disse que Ele seria sinal de contradição (Lc 2,34). Juliano Apóstata, último sucessor de Constantino, fracassado na tentativa de reintroduzir o paganismo, moribundo no campo de batalha, jogou um pouco de seu sangue contra o céu e admitiu: Venceste, Galileu!
François Van Thuan, bispo chinês, por causa de Jesus, ficou 17 anos numa prisão solitário. Libertado, em 2002, escreveu sua experiência na obra Testemunha da Esperança. Van Thuan descobriu alguns defeitos de Jesus. Alguns deles. Ele não tinha boa memória: esqueceu os pecados do ladrão da cruz e prometeu-lhe o paraíso para o mesmo dia. Esqueceu a rebeldia do Filho Pródigo e, no regresso, o recebeu com festa
Jesus parece não passaria num exame de matemática: abandona 99 ovelhas e vai em busca de uma única que se havia perdido ( Lc 15,4) Mais: não entende de finanças. Contratou operários para a vinha. Uns começaram de manhã cedo, outros ao meio dia e, alguns, retardatários chegaram no fim do dia. Todos receberam a mesma paga (Mt 20,1)
O Padre Geraldo de Almada descobriu outra falha em Jesus: Ele não foi um bom treinador. Na realidade ele foi ajudante do carpinteiro José. Porém não restam dúvidas que ele montou uma equipe.
Em primeiro lugar: escolheu mal sua equipe. Em vez de Onze, Ele escolheu Doze jogadores. Talvez porque duvidasse do grupo. O capitão foi certo Simão Pedro, escolhido a dedo. É preciso admitir que Pedro fez belas exibições, mas falhou na partida decisiva. Jogou fora a camisa e disse não conhecer o do treinador. Outro jogador, Judas, vendeu-se e vendeu o Mestre aos inimigos. Os outros fugiram, abandonaram a equipe na partida decisiva.
E Ele, mais uma vez, hoje, continua escolhendo jogadores fracos: eu, você e os demais. O incrível que este time continua invicto. E garante: os adversários nunca triunfarão( Mt 16,18) Já Van Thuan explica: abandonei tudo para seguir Jesus, porque amo seus defeitos: Ele é Amor.
Comentários