Pensando Bem: As vantagens do sorriso
Frei Aldo Colombo fala sobre o poder da alegria. Sorria!
No programa Pensando Bem desta segunda-feira, 03/04, Frei Aldo Colombo faz uma reflexão sobre a alegria:
"Algumas vezes, revistas e jornais aproveitam pequenos espaços ociosos para Curiosidades. Em meio às narrativas sobre crimes hediondos, denúncias de corrupção e ameaças de novas crises, as curiosidades são uma ilha de tranquilidade que permitem repousar e respirar. Você sabia - muitas vezes as narrativas começam assim - que a formiga é o animal com maior cabeça em relação ao corpo? Tem mais: a lagosta possui sangue azul, uma toupeira pode, numa noite, cavar um túnel de 75 metros de comprimento. A relação continua: o gato não sente o sabor do açúcar e o beija-flor - simplesmente - é incapaz de andar.
Algumas curiosidades são históricas. O imperador Nero, que se julgava um grande artista, comia cebolas cruas para melhorar a voz. Outro imperador, Júlio César, usava a coroa de louros para disfarçar o início da calvície,
As curiosidades mais interessantes referem-se ao homem. No corpo humano há, aproximadamente, 95 mil quilômetros de vasos sanguíneos, nos quais, a cada segundo, são produzidos e destruídos 15 milhões de glóbulos. Uma pessoa pisca os olhos, aproximadamente, 25 mil vezes por dia. Por último, para franzir a testa, utiliza 43 músculos e para sorrir, apenas 17 músculos.
Mesmo sendo mais fácil sorrir, muitos apostam na atitude de franzir as sobrancelhas. Há mais gente tentando descobrir defeitos do que olhando as qualidades. Há mais profetas da amargura do que apóstolos da alegria. São Francisco, apesar da penitência e das provações da vida, foi o santo da alegria. É que ele via a Deus no horizonte de tudo. Ele chegou a afirmar: um santo triste é um triste santo. A Bíblia suspeita que não haja possibilidade de um santo triste. O cristão não se detém na tristeza da Sexta Feira Santa, mas na manhã da Ressurreição.
O termo alegria figura mais vezes na Bíblia do que outras palavras, aparentemente mais importantes. A Bíblia fala mais vezes da alegria do que da paz e da virtude.
Sorrir é um gesto de amor. É semelhante ao sol que espanta as névoas da noite. O sorriso é o melhor cartão de visita. Mesmo quando a vida se apresenta complicada, sorria. O coração é teu, pode chorar, mas o rosto é dos outros, você deve sorrir.
Cada um de nós projeta luz ou sombras no ambiente. Cada um de nós é uma manhã ensolarada ou um dia cheio de nuvens. Carregamos o bom ou o mau tempo dentro de nós. O riso é uma terapia.
Já que é mais fácil sorrir do que franzir a testa, não perca tempo sorria. São Paulo recomenda: alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos ( Fl 4,4)."
Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".
Comentários