Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Primeira rainha da Fenachamp participa do quadro Histórias da Nossa Gente

por Grasiela dos Reis

Primeira Festa Nacional do Espumante ocorreu em 1981 e teve como rainha Ana Beatriz Peterlongo Franciosi

Ana Beatriz com a mãe Eneida
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Ana Beatriz Peterlongo Franciosi foi a rainha da Primeira Festa Nacional do Champanha que ocorreu de 10 a 26 de julho de 1981. Com ela, formaram a corte as princesas Ana Inês Fachin e Marinês Emanuelli.

Esta festa teve como presidente Adolfo Alberto Lona e o foco, na época, era a promoção da indústria do Champanha e componentes. Uma festa que marcou uma história, até porque foi a primeira e única vez que um presidente da República participou da abertura do evento.  João Batista Figueiredo abriu a Fenachamp e também visitou o Esqui.

Muitos destes feitos, são recordados por Ana Beatriz ao participar do quadro “História de Nossa Gente”, na semana de abertura da Décima Quinta edição da Fenachamp que inicia no dia 5 de outubro. Quando se aproxima a festa, vem a sua lembrança o tempo vivido em seu reinado que foi de muita expectativa para a região por ser a primeira e do seu orgulho de poder representar e lembrar seu avô, Armando Peterlongo, pioneiro na produção do primeiro espumante brasileiro.  Diz que no concurso  representou o clube 31 de Outubro. 

Depois de 36 anos de rainha, sua beleza, charme e também por ter participado da primeira festa continuam encantando. Ela seguidamente recebe convites para participar como jurada em concursos e também para prestigiar a Fenachamp. Em 2011, ela doou o seu vestido para a Comissão Social da Fenachamp e que ficará exposto durante este mês de outubro,  na loja Benoit, no centro da cidade.

Seus filhos, também curtem esta passagem, brincam com ela sobre o título e sentem orgulho em admirar a fotografia da mãe exposta na empresa Peterlongo.

Sobre o atual momento, parabeniza as cantinas da região por conseguirem  desmistificar a relação do espumante com  comemorações, tornando a mesma mais acessível  e para o consumo a qualquer momento.

Aos idealizadores da festa deseja votos de muito sucesso pela coragem de manter uma festa ativa, num momento tão crucial em que o Brasil está passando. Acompanhe o programa na íntegra em escute a notícia.

Ana Beatriz é arquiteta e reside em Porto Alegre. Sua mãe Eneida Peterlongo Franciosi, filha de Armando Peterlongo também mora na capital gaúcha.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais