Primeira rainha da Fenachamp participa do quadro Histórias da Nossa Gente
Primeira Festa Nacional do Espumante ocorreu em 1981 e teve como rainha Ana Beatriz Peterlongo Franciosi
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Ana Beatriz Peterlongo Franciosi foi a rainha da Primeira Festa Nacional do Champanha que ocorreu de 10 a 26 de julho de 1981. Com ela, formaram a corte as princesas Ana Inês Fachin e Marinês Emanuelli.
Esta festa teve como presidente Adolfo Alberto Lona e o foco, na época, era a promoção da indústria do Champanha e componentes. Uma festa que marcou uma história, até porque foi a primeira e única vez que um presidente da República participou da abertura do evento. João Batista Figueiredo abriu a Fenachamp e também visitou o Esqui.
Muitos destes feitos, são recordados por Ana Beatriz ao participar do quadro “História de Nossa Gente”, na semana de abertura da Décima Quinta edição da Fenachamp que inicia no dia 5 de outubro. Quando se aproxima a festa, vem a sua lembrança o tempo vivido em seu reinado que foi de muita expectativa para a região por ser a primeira e do seu orgulho de poder representar e lembrar seu avô, Armando Peterlongo, pioneiro na produção do primeiro espumante brasileiro. Diz que no concurso representou o clube 31 de Outubro.
Depois de 36 anos de rainha, sua beleza, charme e também por ter participado da primeira festa continuam encantando. Ela seguidamente recebe convites para participar como jurada em concursos e também para prestigiar a Fenachamp. Em 2011, ela doou o seu vestido para a Comissão Social da Fenachamp e que ficará exposto durante este mês de outubro, na loja Benoit, no centro da cidade.
Seus filhos, também curtem esta passagem, brincam com ela sobre o título e sentem orgulho em admirar a fotografia da mãe exposta na empresa Peterlongo.
Sobre o atual momento, parabeniza as cantinas da região por conseguirem desmistificar a relação do espumante com comemorações, tornando a mesma mais acessível e para o consumo a qualquer momento.
Aos idealizadores da festa deseja votos de muito sucesso pela coragem de manter uma festa ativa, num momento tão crucial em que o Brasil está passando. Acompanhe o programa na íntegra em escute a notícia.
Ana Beatriz é arquiteta e reside em Porto Alegre. Sua mãe Eneida Peterlongo Franciosi, filha de Armando Peterlongo também mora na capital gaúcha.
Comentários