Pensando Bem: Brasil que o povo quer
Acompanhe o programa de Frei Aldo Colombo
Somos um país tropical, voltado para as exterioridades e para discursos pomposos e vazios. Nossa Historia está contaminada por equívocos, a partir da chegada dos portugueses. Índios e negros enfrentaram o primeiro e mais sofrido capítulo. Depois vieram as Capitanias e a mentalidade da Casa Grande e Senzala. O patrão possui tudo e concede alguns favores
E a história foi caminhando e surgiram duas grandes alienações: o Carnaval e o Futebol. E o povo foi aprendendo a dar um “jeitinho” em tudo. E o País tropical, abençoado por Deus tornou-se uma mistura explosiva de drogas, violência, desemprego e corrupção. O Brasil foi roubado, espoliado de muitas maneiras. Perdemos quase tudo. O pior é que tentam roubar nossa Esperança, isto é, nosso Futuro
O Jornal Nacional fez uma pergunta : “Que Brasil você quer para o futuro”? Em termos práticos, a pergunta não resolve nada. Apenas possibilita um desabafo sobre as mazelas que assolam o País. Do outro lado do povo estão dirigentes multiplicando decretos e leis, que – de resto – não são cumpridos.
O historiador Capistrano de Abreu, falecido em 1927, indicou o rumo de uma caminhada: “ Eu proporia que substituíssem todos os capítulos da Constituição, por um Artigo Único: todo o brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara. Revogam-se as disposições em contrário”.
Diante da realidade nacional, aparece mais um terrível componente: o desencanto pela política e pelos políticos. Isto seria fatal. Se você não participar, se você não votar, eles – os piores – vão votar em seu nome e fazer leis que você será obrigado a obedecer.
Vote, mantenha-se informado, desconfie das versões oficiais, participe. Participe em tudo, participe da eleição, na escola do seu filho, no condomínio do edifício, no sindicato, na comunidade e em qualquer associação.
A política é a arte de cumprir o grande Mandamento do Amor, nos grandes grupos, lembrava o Papa Paulo VI. Não existe alternativa válida para a Política. Lute pelos seus direitos, exija que os governantes se preocupem com o Bem Comum. Educação, Saúde, Emprego, Segurança não são dados de graça. Dependem de sua luta.
Frei Aldo Colombo
Acompanhe o programa na íntegra no link escute a notícia.
Comentários