Espaço Nutrição: como evitar a retenção de líquido no corpo?
Acompanhe todas as sextas-feiras os comentários da nutricionista Letícia Loss
No programa Espaço Nutrição desta sexta-feira, 01/12, a nutricionista Letícia Loss falou sobre uma queixa comum que costuma ouvir com a chegada do calor: a retenção de líquidos.
O corpo humano contém cerca de 70% de água, e em algumas situações o organismo retém água em excesso. Essa retenção de líquidos é o resultado do extravasamento de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Ou seja, esse líquido fica acumulado entre as células, causando inchaços visíveis, principalmente na zona das pernas e barriga.
As causas disso são as mais variadas, podendo ser por questões hormonais relacionados à tireoide, problemas em órgãos como rim e coração e muitas vezes por questões alimentares.
Em relação a alimentação, podemos afirmar que o consumo excessivo de alimentos ricos em sódio é o principal causador da retenção de líquidos corporais. Em função desta retenção hídrica, o corpo pode apresentar um ganho ou uma variação de peso de 1 a 2 kg ao longo de um dia.
Desta forma, é importante que pessoas que sofrem com este problema evitem os alimentos ricos em sódio, como sal, alimentos enlatados, congelados, embutidos como salsicha, salame, mortadela e presunto, refrigerantes, sucos em pó e temperos prontos como caldo de carne/galinha e molho shoyo.
Além disso, a ingestão de água é fundamental, pois ela hidrata e elimina as substâncias tóxicas no organismo, como se fosse uma varredura. Uma dica é acrescentar suco de limão na água e tomar em jejum. Chás, especialmente de hibisco, cavalinha e dente de leão, têm função diurética e também ajudam na diminuição da retenção de líquido.
Acompanhe o programa completo no link, “Escute a notícia”.
Comentários