Nutrição na Educação Infantil de Garibaldi é zero açúcar para crianças até dois anos e o resultado já é visível no peso das crianças
Baixar ÁudioEsse guia alimentar tem apresentado bom resultado no peso das crianças
As Escolas de Educação Infantil de Garibaldi adotam um guia alimentar que garante saúde e nutrição desde os primeiros anos de vida com zero açúcar e sem alimentos ultraprocessados. Esse regramento é controlado na utilização de verbas públicas. De acordo com a nutricionista Janete Weber, os cardápios são montados visando um alimento correto e o resultado já é percebido na nutrição das crianças com menor índice de sobrepeso e obesidade.
Esclarece que 30% da verba para a alimentação escolar é investida na compra de produtos da agricultura familiar e Garibaldi está engajada com diversas cooperativas que oferecem frutas, verduras sem agrotóxicos e também sucos naturais. A secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, diz que toda essa alimentação tem um controle e a própria nutricionista elabora receitas e apresenta às cozinheiras para elaboração sem adição do açúcar. Destaca ainda que bom desempenho escolar das crianças passa por uma alimentação saudável.
Anualmente o Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação realiza o Diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional dos estudantes das escolas públicas de educação infantil de Garibaldi. Nesse ano, das 465 crianças avaliadas, 94,4% encontram-se em Eutrofia (439 crianças apresentando peso e estatura adequados para a idade); 4,1% apresentavam sobrepeso (19 crianças); 0,9% apresentavam obesidade (4 crianças) e 0,6% abaixo do peso adequado (3 crianças). Os índices apresentaram uma melhora se comparado ao ano passado (2022), quando 91,4% das crianças avaliadas estavam em eutrofia, enquanto 8% do total apresentou excesso de peso/obesidade (47 crianças), e 0,6% abaixo do peso adequado. Elas orientam aos pais que mantenham essa conduta em casa, descascando mais e desembalando menos, oferecendo as crianças comida de verdade.
(entrevista completa com a secretária e a nutricionista Janete em ouça a notícia)
Comentários