Em Brasilia, Amesne pede que campus da UFRGS na Serra seja em Garibaldi
Prefeitos da região participarão de encontro com o Ministro da Educação, Mendonça Filho
Foto: João Paulo Deluca/Arquivo Rádio Garibaldi
Uma comitiva formada por quatro prefeitos da região viajou nesta quinta-feira, 28/07, a Brasília com o objetivo de solicitar ao Ministério da Educação a confirmação de Garibaldi como sede do campus da Serra da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A área garibaldense, situada na região do Vale dos Vinhedos, no bairro Garibaldina, foi escolhida pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) em fevereiro de 2015, durante assembleia da entidade. No entanto, municípios como Caxias e Farroupilha propõem outra área, localizada entre as duas cidades.
O terreno na Garibaldina, situado próximo à estrada que liga Borghetto à comunidade de Linha Baú, pertence à Embrapa e tem ao todo 24 hectares. Entre o local do campus e a sede dos municípios mais próximos, a distância fica em 5km de Garibaldi, 8km de Bento Gonçalves, 10km de Carlos Barbosa, 30 km de Farroupilha, 40 km de Caxias do Sul, 60 km de Veranópolis e 70 km do Vale do Taquari.
A audiência, na manhã desta sexta-feira, 29/07, será com o próprio Ministro da Educação, Mendonça Filho, e contará também com a presença do Ministro Chefe da Casa Civil, o gaúcho Eliseu Padilha, e o secretário da Casa Civil do Estado, Márcio Biolchi. Participarão do encontro o presidente da Amesne e prefeito de Vista Alegre do Prata, Ricardo Bidese, além dos prefeitos de Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves.
Confira a fala do presidente da Amesne, Ricard Bidese, clicando no link "Escute a notícia".
Comentários