Garibaldi amplia oficinas e projetos para crianças no contraturno escolar
Nesta sexta-feira (26), o prefeito Sérgio Chesini e a secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, estiveram visitando as oficinas que são ofertadas na escola Valentin Tramontina
Ampliar a aprendizagem e proporcionar atividades complementares aos estudantes são os objetivos da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), por meio da oferta de oficinas e projetos diferenciados no contraturno escolar para alunos da rede municipal de ensino. O contraturno ocorre nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) Valentin Tramontina e Madre Justina Inês, atendendo cerca de 115 e 220 alunos, respectivamente.
Nesta sexta-feira (26), o prefeito Sérgio Chesini e a secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, estiveram visitando as oficinas que são ofertadas na escola Valentin Tramontina. No educandário, os alunos recebem aulas de desenho, violão, canto coral, circo, dança, informática, recreação, inglês e jiu-jitsu, no turno inverso da escola, conforme escalas definidas pela instituição de ensino.
“A oferta de atividades no contraturno escolar complementa o que é desenvolvido nas aulas regulares, permitindo que as crianças estejam em um ambiente seguro e acolhedor, e proporcionando experiências e conhecimentos em diversas áreas”, destaca Chesini.
Na escola Madre Justina Inês, são disponibilizadas oficinas de dança; teatro; canto coral; recreação; circo; informática; jogos pedagógicos; inglês e acompanhamento escolar, também ofertadas conforme organização do educandário.
Outras oficinas
Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s) são ofertadas aulas de Musicalização Infantil. Por meio do canto eda reprodução de sons é introduzida a musicalização infantil nos berçários e maternais, atendendo assim todas as crianças lotadas nas mesmas.
Ainda nas EMEF’s são disponibilizadas aulas de teatro, canto coral, violão e Banda Marcial na Visconde de Cairu; Banda Marcial nas EMEFs Cívico-Militar Attílio Tosin, Madre Felicidade e Valentin Tramontina; e oficinas de flauta na EMEF Madre Felicidade.
Projeto Trilhas da Aprendizagem
A Secretaria de Educação, em parceria com o SENAI Garibaldi, realiza nas EMEF’s o projeto Trilhas da Aprendizagem. A iniciativa, desenvolvida no contraturno escolar, proporciona tecnologia, inovação e muita criatividade. As atividades são gratuitas e voltadas para adolescentes do 8º e 9º ano, matriculados e frequentando a rede municipal de ensino.
O objetivo é despertar a vocação e o interesse dos alunos através de cursos rápidos e modulares, especialmente nas áreas de mecânica, eletrônica, robótica e gestão. Dessa forma, os adolescentes poderão adquirir conhecimento, trocar experiências e desenvolver projetos desde a concepção até a conclusão dos protótipos.
No primeiro semestre foram ofertadas 150 vagas. No segundo semestre, no ano letivo 2023, serão ofertadas mais 150 vagas para alunos do 6º e 7º ano, que estejam matriculados e frequentando a rede municipal de ensino.
Programa Alfabeletrando
O Alfabeletrando foi um projeto-piloto desenvolvido em Garibaldi no ano de 2021 e renovado para sua terceira edição em 2023. O objetivo é oferecer reabilitação pedagógica gratuita, no turno inverso ao da escola, aos estudantes que se encontram com defasagem na alfabetização.
Em 2021 e 2022, as atividades foram voltadas para alunos do 1º ao 4º ano da rede municipal. Já neste ano, as aulas serão ofertadas para estudantes do 2º e 3º ano. Os alunos são atendidos com duas aulas de reforço por semana, com foco nas carências específicas de cada criança, em turno integral.
Comentários