Oficializada a instalação de um parque tecnológico da UFRGS em Farroupilha
Baixar ÁudioMesmo com área de construção já definida, ainda não há prazos para o início das obras do centro de inovação
Foto: Isadora Martins
A cerimônia que oficializou a instalação de uma unidade do Parque Tecnológico e Científico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Farroupilha, ocorreu na manhã desta segunda-feira (27). Na ocasião, o prefeito Claiton Gonçalves e o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, assinaram o Protocolo de Intenção para a construção do centro tecnológico, chamado Zenit, no município da Serra Gaúcha.
Durante a cerimônia o prefeito de Farroupilha também assinou o projeto de lei que permite a doação do terreno onde será construído o parque tecnológico da UFRGS. O local está situado na Rodovia dos Romeiros, aos fundos do Condomínio Residencial Farroupilha, no bairro Cinquentenário.
Em seu pronunciamento, o prefeito Claiton Gonçalves, destacou o longo processo de negociações para trazer um pólo da UFRGS para a Serra Gaúcha.
Ele também destacou os benefícios do novo empreendimento para os municípios da região. “O futuro que se avizinha é promissor para a Serra Gaúcha, mas também para os jovens que talvez não tenham tido a oportunidade de entrar no mercado produtivo pela falta de recursos de alcançar a excelência e a qualidade. A UFRGS está na Serra e ela vai alcançar isso para os meninos e meninas e vai fazer com que nós mudemos a planta produtiva da Serra Gaúcha”, afirmou.
Já o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rui Oppermann, destacou que o parque tecnológico e científico será instalado com o intuito de contribuir com toda a comunidade da Serra. “Estamos vindo com o que há de melhor da universidade que é a nossa capacidade de pesquisa, de fazer tecnologia e principalmente inovação. É um desafio que estamos colocando para todos. O desafio de pluralidade e inovação que é a nossa maneira de trabalhar hoje na universidade. Isso significa que nós estamos propondo trabalhar com todas as camadas da sociedade para buscar, através da inovação, o desenvolvimento sustentável”.
Durante a ocasião também ocorreu o descerramento da placa da pedra fundamental para a construção do Zenit/ UFRGS. Porém, conforme salientou o prefeito Claiton Gonçalves, agora o próximo passo é conquistar recursos federais por meio de permutas e emendas parlamentares para começar as obras, que ainda não tem prazo de início.
Ouça a notícia no link abaixo da foto.
Comentários