Profissionais da APAE falam sobre os serviços de saúde
São 153 usuários que buscam atendimento na APAE de Garibaldi
A APAE recebe 153 usuários com atendimentos de habilitação e reabilitação distribuídas em três atividades na educação, saúde e assistência social.
Destes, 85 são atendidos na área de educação e os outros nos demais serviços. Segundo a psicóloga Bruna Lorenzi as famílias com indicação de necessidade de atendimento profissional através de diagnóstico médico ou mesmo por ter notado alguma dificuldade que pode ser intelectual, na fala, ou mobilidade procura a APAE para uma avaliação.
Inicialmente, conforme Bruna, as famílias são recebidas pela assistência social e, após, o acolhimento é feito por um psicólogo que dá toda atenção necessária para os pais que chegam à entidade geralmente com muito medo e preocupação.
Ainda segundo Bruna, havendo um diagnóstico de necessidade de acompanhamento, os profissionais se reúnem e canalizam as energias com o objetivo de fazer despertar e desenvolver aquela capacidade que o aluno demonstra maior aptidão.
Também na área de saúde, na escola são desenvolvidos projetos de prevenção a deficiência, inserção no mercado de trabalho e aconchego. Segundo a terapeuta ocupacional, Fernanda Simonaggio Imperatori, a ideia é atualizar o material informativo que é distribuído na comunidade e serve de apoio para palestras em escolas e empresas, visando prevenir também os casos de microcefalia, causados pelo Zika vírus.
Comentários