Alunos e professores do Dante Grossi realizam manifesto pela educação
Caminhada percorreu as ruas centrais da cidade exigindo mais investimentos na área educacional
Professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi realizaram na manhã desta quinta-feira, 19/05, uma caminhada e manifesto a favor da educação e das reivindicações dos professores. O ato teve início às 10h, com saída da escola, caminhada na Avenida Independência e rua Buarque de Macedo e conclusão do ato na Praça Loureiro da Silva.
Segundo a professora Eliana Teston Cini, em entrevista à Rádio Garibaldi, o manifesto segue a linha dos pedidos a nível estadual dos professores que participam de paralisações: fim do parcelamento de salários, reajuste de 13,1% nos vencimentos, cumprimento da lei do piso - que hoje estaria 69,44% defasado, de acordo com o Cpers, IPE com pleno atendimento e sem aumento de descontos, o fim do fechamento de turmas e escolas e a disponibilidade de merenda para todos os alunos.
Eliana também enfatizou que os professores do Dante não pretendem entrar em greve por enquanto. Destacou que a caminhada foi uma sugestão dos próprios estudantes, em solidariedade aos professores. Aos gritos de “O professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”, os alunos e educadores caminharam com apitos e cartazes com frases de apoio à educação. Já na Praça Loureiro da Silva, cantaram o Hino Riograndense e colaram alguns dos cartazes em postes do local. Mais de cem estudantes participaram da manifestação.
Comentários