Sistema Municipal de Ensino será implantado nesta quarta-feira
Iniciativa vem responder às necessidades educacionais do município
A educação de Garibaldi vive um novo momento. Com a aprovação da Lei que cria o Sistema Municipal de Ensino, o Conselho Municipal de Educação passa a ser um órgão colegiado, responsável, juntamente, com a Secretaria Municipal de Educação, pela gerência do processo educacional do município não mais dependendo do Conselho Estadual de Educação. A Lei nº 4.758 foi sancionada pelo prefeito municipal Antônio Cettolin, em 14 de julho de 2015.
Além das escolas municipais, as de educação infantil privadas também farão parte do Sistema Municipal de Ensino. Com isso, o município dá mais um passo para melhoria da educação. Para marcar este novo momento da educação de Garibaldi, vai acontecer um evento nesta quarta-feira, 19/08, às 19h, tendo por local o Auditório do Hotel Mosteiro São José, visando a implantação deste sistema, bem como a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Educação.
Conforme a Secretária de Educação, Simone Rosanelli Chies, a iniciativa vem responder às necessidades educacionais do município, ganhando autonomia na gestão educacional. Simone diz que esse Sistema faz parte do Plano Municipal de Educação que tem sua diretrizes baseadas nas definições dos Governos Federal e Estadual. Esse plano tem 20 metas e o Sistema Municipal de Educação faz parte da meta "Gestão Democrática".
O presidente do Conselho Municipal de Educação, Arnaldo Ongaratto, diz que os conselheiros passam a ter uma responsabilidade maior e também autonomia para aprovar a instalação de novas escolas particulares de educação infantil e as escolas municipais de ensino. Anteriormente todo esse processo era ligado ao Conselho Estadual de Educação.
Fazem parte do Conselho Municipal de Educação 10 titulares e 10 suplentes que são indicados por secretarias municipais, entidades e comunidade.
Clique ao lado no link "Escute a notícia" e acompanhe a manifestação da Secretária de Educação e do Presidente do Conselho Municipal.
Comentários