Rede Municipal de Ensino retoma as aulas na quinta-feira
Dia 17 de fevereiro, alunos matriculados no Ensino Fundamental e EJA da Rede Municipal de Ensino voltam às escolas. São quase três mil alunos matriculados nas escolas do município de Garibaldi. Na sexta-feira, 11/2, a Secretaria Municipal de Educação realizou confraternização de início de Ano Letivo para mais de 300 profissionais da rede municipal de Educação, na Vinícola Peterlongo.
Com o intuito de marcar o início do Ano Letivo no Município com uma mensagem de otimismo e união, o encontro contou com palestra do professor Fernando Lemes, com o tema, "a arte de se reinventar" para a busca de equilíbrio e conhecimento. O encontro contou com a presença do prefeito interino, José Bortolini que deu as boas-vindas aos profissionais da educação garibaldense.
Na oportunidade, a Secretária de Educação Beatriz Arregui Sopelsa reforçou a importância do retorno escolar para os alunos e profissionais com total segurança. "Pensamos nesse momento de confraternização com muito carinho e zelo para celebrarmos a retomada do Ano Letivo em nosso Município, contando com a participação de todos os profissionais envolvidos dentro do âmbito educacional".
Crianças em creche- Todas as crianças estão acomodadas em escolinhas seja pública ou particular (com compra de vaga por parte da prefeitura). A secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, explica que a acomodação a todas estas crianças se dá nas escolas Municipais de Educação Infantil e graças ao chamamento público que permite conveniar com as escolinhas particulares.
A demanda da Rede Municipal é grande, segundo a secretária de Educação. Neste ano, tem crescido a procura também no Ensino Infantil e Fundamental. Para acomodar a todos, o planejamento é a construção de uma nova escola Pedro Cattani e ampliações das escolas Attilio Tosin (que atende três turnos), Madre Felicidade e Madre Justina Inês. No caso da Madre Justiça Inês estão sendo ampliadas salas para iniciar de imediato o contraturno. A rede municipal atendeu em 2019, 2.790 alunos; 2020 (foi de muita oscilação em função da pandemia); 2021 o ano fechou com 2.973 alunos e 2022 tem crescido a procura se aproximando a 3 mil alunos.
Projeto Alfabeletrando - Esse projeto teve início no ano passado e seguirá este ano, na Escola Santo Antônio. O objetivo é suprir a demanda de alfabetização de alunos que estão com defasagem na leitura e escrita. Conforme Beatriz, é um projeto pioneiro implantado no município e quatro municípios da região mostraram interesse em também fazer parceria para implementar esta ideia diante da defasagem que os alunos estão apresentando na leitura e escrita causadas pela pandemia.
“São dez meses de projeto, iniciando em março. A intenção é de que a criança sinta-se feliz, sentindo incluída no processo de aprendizagem, evitando que em séries mais avançadas, na adolescência, se retraia pela falta de conhecimento”, diz Beatriz.
Escola Cívico-Militar na Escola Municipal Attílio Tosin- A prefeitura encaminhou o Projeto de Lei à Câmara, destinando no orçamento R$ 100 mil para compra de uniformes. Este projeto foi aprovado, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira, 14/2. No tocante ao que cabe ao município para implementar esta escola está tudo encaminhado, restando para o estado o envio de monitores oficiais para trabalharem com as crianças.
Comentários