Escola Pingo de Gente participa do Momento Escola
Durante o programa foi destacado que Garibaldi é pioneira na utilização do suco de uva natural em escolas
A nutricionista Rosane Nicolau Tedesco atua nas escolinhas municipais há 28 anos. Quando ela iniciou, as creches como eram denominadas não tinham programas de alimentação, faltavam utensílios e era necessário montar um cardápio que atendesse as necessidades nutricionais para o melhor desenvolvimento da criança em todas as fases.
A nutricionista era conhecida como uma cozinheira refinada, mas aos poucos a sua função foi melhor compreendida. O nutricionista, segundo ela, tem uma tarefa muito importante na elaboração de programas alimentares saudáveis e dentro de um orçamento disponível.
Rosane diz que a responsabilidade na alimentação é grande e na atualidade ainda mais devido a transtornos no metabolismo que estão ocorrendo nos últimos cinco anos, onde várias crianças apresentam intolerância à lactose, alergias, o que exige um cuidado ainda maior e um cardápio diferenciado para atender a estas crianças.
Ela lembra também que antigamente o Governo Federal enviava os alimentos para os municípios, mas quase 50% chegavam vencidos. Agora, a verba vem para o município que faz a licitação e graças as mudanças da lei 11.947 de 2009, no mínimo 30% do valor repassado deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. Rosane lembra que Garibaldi foi pioneiro na introdução do suco de uva nas creches.
A nutricionista atende às creches municipais e participou do Momento Escola, na quarta-feira, 12/08, juntamente com a diretora Neucir Mattei Andrade e a professora Cassiane Zandavalli da Escola de Educação Infantil Pingo de Gente do bairro Santa Terezinha que está atendendo a 80 crianças dos 4 meses aos três anos de idade.
Comentários