UCS Bento ofertará curso de Gestão da Produção Industrial a partir de 2025
Proposta, em grau de Tecnologia, pretende diminuir gargalo com a falta de mão de obra qualificada na região
A economia da Serra tem na atividade industrial uma de suas principais forças. Mas, ao mesmo tempo, esse setor revela uma carência acentuada com a falta de mão de obra qualificada, impedindo a aceleração competitiva das indústrias da região. A microrregião de Bento Gonçalves contará, a partir de 2025, com uma importante iniciativa do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) para combater essa realidade, com a adição do curso de Gestão da Produção Industrial à sua grade.
A oferta chega apresentando maior agilidade de formação. O curso, com habilitação em grau de tecnólogo, terá duração de três anos, sendo ofertado à noite. "Visamos a capacitação das pessoas no controle dos processos e das equipes no ambiente de fabricação. É uma formação superior de curta duração, mais focada na área industrial e na aplicação prática do conteúdo teórico. Com isso, pretendemos atender a uma demanda recorrente das indústrias da região, que é a falta de mão de obra qualificada, e apresentar uma formação que atenda às necessidades, principalmente da área industrial, em um espaço de tempo menor", diz a diretora acadêmica do Carvi, Nívia Tumelero.
Durante os seis semestres, os alunos terão vivência com mais de 40 matérias, além de toda a estrutura laboratorial do campus, passando por temas de estudo atuais e essenciais para a perenidade das empresas, como Responsabilidade Social, Ambiental e Governança, Gestão Estratégica, Orçamento e Controle Financeiro, Relações do Trabalho nas Organizações, Equipamentos Industriais, Capacidade Fabril e Empreendedorismo. O tecnólogo em Gestão da Produção Industrial, através de técnicas e visão de recursos disponíveis da produção, cria a condição essencial de competitividade, reduzindo perdas em todos os processos produtivos. Suas funções incluem o controle dos processos e das pessoas no ambiente fabril, o planejamento da logística de movimentação dos produtos na indústria, a coordenação de equipes de trabalho, a supervisão de matérias-primas, entre outras. "Nossa região apresenta uma demanda alta de vagas de trabalho na área industrial e nós queremos contribuir na formação e qualificação dos profissionais que irão ocupar estas vagas", observa Nívia.
A chegada do curso no Carvi tem animado as entidades ligadas aos principais segmentos industriais da cidade, um reconhecido polo moveleiro e vinícola brasileiro. A presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Gisele Dalla Costa, diz que iniciativas de qualificação profissional voltadas para as indústrias sempre são bem-vindas. "O curso vai permitir que as empresas do polo moveleiro de Bento Gonçalves agreguem profissionais capacitados aos seus quadros de funcionários, otimizando o dia a dia das fábricas e tornando elas mais competitivas", opina Gisele.
O ingresso para o curso será através do vestibular de processo seletivo contínuo da universidade, com a realização de prova de redação. Realizado três vezes por semana – segundas, terças e quintas-feiras –, o processo acontece totalmente online. Outras formas de acesso são por aproveitamento da nota da sua prova de redação do ENEM (2018 a 2023) ou da sua prova de redação de vestibulares anteriores da UCS (2019 a 2024). Mais informações pelo portal ucs.br/vestibular
Comentários