Problemas estruturais atrasam abertura de escola de educação infantil no Vale dos Pinheiros
Secretária Simone Chies falou sobre os problemas burocráticos e jurídicos que impedem a abertura da creche
Foto: João Paulo Deluca
Quem passa pelo bairro Vale dos Pinheiros, no final da rua 15 de Novembro, tem quase a certeza de que a futura creche do bairro está concluída, o que leva principalmente aqueles pais que precisam de creches para seus filhos a questionarem o porquê a escola não inicia as atividades.
A Rádio Garibaldi tem recebido quase que diariamente reclamações de pais que planejavam colocar seus filhos nesta creche, neste ano, e que buscam uma resposta. A secretária de Educação, Simone Rosanelli Chies, esteve na Rádio Garibaldi, na manhã desta quinta-feira, 31/03, informando que a escola não abre suas portas porque não está concluída. Conforme ela, realmente, quem passa na rua tem a impressão de sua conclusão, mas acontece que a obra vem apresentando problemas estruturais com infiltração em algumas paredes e problemas em algumas fechaduras.
Do projeto de construção, a obra está adiantada, está com 95% da estrutura concluída, mas necessitará de reparos do que já foi feito. A empresa que está executando a obra é a MVC Componentes Plásticos e foi licitada pelo governo federal, conforme Simone. O município assinou um Termo de Compromisso, oferecendo condições para execução da obra e na fiscalização, mas não tem juridicamente poder para rescindir o contrato com essa empresa que está enfrentando dificuldades administrativas e financeiras.
Ainda segundo Simone, não é somente Garibaldi que está nesta situação, outros municípios do Estado que também estão com escolas em construção estão aguardando uma solução. No Estado, todas as obras de creches estão sendo construída pela MVC Componentes Plásticos que não está cumprindo com os contratos. Esses casos já pararam na justiça e também a Famurs – Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul- está mobilizada em busca de uma solução para os municípios. A creche de Garibaldi, pelo contrato, deveria estar concluída em fevereiro deste ano. A secretária diz que diante da situação, não tem como precisar a data de abertura da creche, mas avisa que o município está buscando de todas as formas uma definição para esse caso que dependerá agora da justiça.
A reportagem da Rádio Garibaldi esteve na futura Escola de Educação Infantil Crescendo com Alegria para verificar a situação da construção. A diretora da instituição, Vera Casagrande, esteve no local e apresentou o prédio, que conta com oito salas de aula, além de uma sala multiuso, área de convivência, refeitório, cozinha (incluindo um espaço exclusivo à preparação de mamadeiras), banheiros, área externa com playground e salas administrativas. Todas elas estão concluídas e inclusive com boa parte dos móveis já instalados, apenas aguardando a entrada das crianças. A capacidade é para 112 alunos, dos 4 meses aos 4 anos. Porém, ainda não há prazo para que estas crianças entrem na escola e seus pais possam ter um pouco mais de tranquilidade no trabalho.
Confira a entrevista com a secretária Simone Chies clicando no link "Escute a notícia".
Comentários