Prefeito diz que prefeitura dever ser mais ágil para estimular o empreendedorismo
O prefeito de Garibaldi, Alex Carniel, anunciou que a Secretaria de Planejamento, Indústria e Comércio terá status de “super Secretaria”, alicerçada em quatro pilares: Desburocratização, Desoneração, Plano de Fomentos e Incentivos e Inovação.
Ele foi o convidado da edição on-line do tradicional evento Bom Dia Associado CIC, na manhã de segunda-feira, 26 de abril, que marcou a passagem dos 97 anos de fundação da entidade.
Falando sobre o papel do Poder Público como indutor do desenvolvimento, Carniel disse que Garibaldi é uma cidade de grandes oportunidades. Na ocasião, também foi realizado o lançamento do videoclipe Somos CIC, Somos Garibaldi.
“Conhecemos a realidade do setor empresarial e sabemos que a relação entre o Poder Público e a classe empresarial precisa melhorar muito. Muitas vezes já falamos e ouvimos que, quanto menos o Poder Público atrapalhar, melhor. Mas acredito que temos que ir além, e fazer mais”, destacou.
Segundo o prefeito, é preciso simplificar para dar mais agilidade e estimular a quem quiser empreender. “Cada decisão do Poder Público impacta, positiva ou negativamente, na vida da população”.
Uma das primeiras iniciativas é o envio, para a Câmara de Vereadores, de um projeto de lei para ampliar a validade do Alvará Provisório, de seis para 12 meses, além de diminuir o tempo do processo para sua aprovação em definitivo.
Carniel também anunciou que irá encaminhar modificações para eliminar a exigência de licenciamento ambiental para construção de pavilhões e construções prediais, além da revisão do Código Tributário Municipal.
Ao final, propôs um debate sobre o planejamento para Garibaldi nos próximos 20 anos. “Onde Garibaldi quer chegar nos próximos 20 anos? Estou disposto a abrir esta discussão e ouvir a comunidade, receber conselhos e críticas para tornar Garibaldi melhor”, enfatizou.
Destacando o aniversário da entidade, o prefeito salientou que a história da CIC se confunde com a do próprio município. “Para que a CIC se tornasse tão forte, muita gente se empenhou e está se empenhando. Se temos condições de fazer obras e atender a comunidade é porque as empresas se desenvolvem e fortalecem o orçamento da municipalidade”.
Comentários