Recanto Bergamasco é nova opção turística em Carlos Barbosa
Projeto iniciou com 8 famílias e agora são 14 famílias e 16 integrantes
O distrito do Cinco da Boa Vista que fica no interior de Carlos Barbosa montou o roteiro turístico denominado de Recanto Bergamasco "Uma colônia para se descobrir, uma gastronomia para saborear e um lugar para se estar". O estudo iniciou em novembro de 2014 por iniciativa da ACI e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carlos Barbosa e o lançamento oficial já tem data. Será no dia 26 de novembro, no salão da comunidade. O roteiro tem por finalidade oferecer aos turistas mais natureza, mais sabor e mais emoção.
As entidades montaram um projeto e o Senar/RS desenvolveu o curso de turismo rural com duração de um ano motivando as famílias a fazer parte deste roteiro que visa agregar mais renda as suas economias e assim evitar o êxodo rural.
A representante da ACI, Andreia Cichelero, diz que ao contrário de muitos roteiros que começam maiores e acabam menores, o Recanto Bergamasco iniciou com 8 famílias e agora são 14 famílias e 16 integrantes. Algumas famílias ainda não tem um estabelecimento formado, mas estão em vias de realização.
Iraci Benelli que integra o grupo afirma que quem fizer este roteiro de um dia será muito bem recepcionado e sairá satisfeito pela farta gastronomia e pelo conhecimento da cultura e da religiosidade dos franceses e dos italianos que se estabeleceram no Cinco.
O dia começa com um café da manhã na família de Inês Benelli, seguindo a visitação à Igreja onde a moradora Glaci fala da história deste templo que foi restaurado com recursos da comunidade. A Igreja, além de ser centenária tem um arquitetura belíssima. Seguindo o roteiro, os turistas fazem a trilha do chá, onde Lurdes se torna a guia apresentando o relógio do corpo humano, informando sobre os chás que fazem bem para a nossa saúde e a hora que devem ser ingeridos. Saindo daí, a visita é para a gruta Santa Luzia, onde uma idosa de 90 anos conta a história do lugar em dialeto bergamasco e sua fala após é traduzida por sua neta. A visita segue para a Casa de Pedra onde a guia passa a ser Neuci. A casa tem mais de 100 anos e está em ruínas.
É chegada a hora do almoço, servido no Kiosqui de Justina Cipriani com um cardápio típico e de sobremesa o "sigulet" que Justina avisa que só conhece o doce quem faz o roteiro. À tarde, visita a oficina de capeletti com Solange que faz o turista colocar a mão na massa. E também há degustação de capeletti frito, sopa de capeletti, recheio e biscoitos. O passeio segue na Trilha das Andorinhas e rio com a guia Fernanda que conta a história das andorinhas que diferente daquelas que migram, essas passam o ano no local. À tarde segue com visita a pousada "Recanto da Família", onde são servidas frutas e momento de descanso do grupo. A pousada tem condições de hospedar dez pessoas. Visita à agroindústria Ferrari que oferece embutidos e queijos.
Finalizando o dia, tem a colassion na Osteria La Colazione de Jadir Ferranti onde é servido polenta brustolada, salame, queijo frito, pão colonial, vinhos, sucos, cafés e outros produtos. Cabe salientar que todos os produtos da gastronomia são produzidos na comunidade.O roteiro turístico Recanto Bergamasco recepciona grupos que são levados a fazer o roteiro de ônibus.
A Rádio Garibaldi esteve na Osteria La Colazione e conversou com os representantes de 14 grupos.
Clique ao lado no link "Escute a notícia" e acompanhe a entrevista completa.
Comentários