A tradição do grostoli no Carnaval
Baixar ÁudioA lembrança é de Marlova Alessi Costi
A Rádio Garibaldi realizou 13 visitas às comunidades e Clubes de Mães que estarão ofertando grostoli feitos na hora, quentinhos e fofinhos no Festival dias 21, 22 e 23 de abril na Praça da Matriz. As histórias de como surgiram as receitas, os clubes você pode conferir novamente no Facebook.
Algumas histórias têm suas particularidades, como é a lembrança de Marlova Alessi Costi, moradora de Linha Araújo e Souza. Marlova diz que nasceu em Vista Alegre do Prata e era tradição nesta localidade das famílias se reunirem em uma casa, no último de carnaval para acompanhar um gaiteiro e saborear grostoli. Todas famílias levavam esse produto para ser compartilhado. Eram bacias e bacias.
Também a voluntária diz que essa é a mesma história do filó. Linha Araújo é a pioneira em resgatar esse evento. Era tradição das famílias se reunirem em casas com uma mesa farta. Nos filós a variedade de produtos é bem maior. A comunidade irá oferecer grostoli polvilhado com açúcar e canela e sem, porque tem algumas pessoas não gostam do produto açucarado ou porque são diabéticos.
(entrevista em ouça a notícia)
Comentários