Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Livro de escritor garibaldense está na final do Prêmio AGES Livro do Ano 2024

Baixar Áudio por Mateus Lazzari Resemini

A cerimônia de entrega do Prêmio AGES Livro do Ano 2024 ocorre no dia 04 de dezembro

Foto: Reprodução

O Prêmio AGES Livro do Ano 2024 irá conhecer seus vencedores no mês de dezembro em suas dez categorias. Dentre os finalistas, está o livro do escritor garibaldense Rafael Martins Costa. Com o nome “Yvytu e o Palavra Bonita“, a obra concorre ao prêmio na categoria Juvenil.

 

Em entrevista para a Rádio Garibaldi, Rafael contou como surgiu a ideia de escrever o livro. ‘’A minha trajetória como escritor é bem recente. Esse é o meu primeiro livro na área de literatura e na verdade, eu era mais próximo dos quadrinhos e sempre desenhei e publiquei de maneira independente. Lá pelas tantas eu tive a ideia e tive a vontade de fazer uma história em quadrinhos mais longa e me inspirei numa viagem que eu fiz com a família para a região das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, e visitando lá as ruínas, que é um lugar muito legal, um lugar assim que te inspira mesmo, comecei a imaginar como é que era a vida naquele lugar e como é que devia ser antes. Teve a ideia de fazer uma história, uma ficção, de que comecei a desenvolver isso já faz cerca de cinco anos’’, disse.

 

A obra conta a história de uma Guarani chamada Eva, que vivia numa redução jesuítica e cresceu órfã, criada por um padre. Em dado momento, Eva sai da redução para ir atrás de seu avô, que não se cristianizou, aprendendo mais sobre suas raízes indígenas.

 

Rafael Martins da Costa, que é professor de Geografia, estudante de Pedagogia, quadrinista, cartunista, escritor e roteirista, falou também como se sentiu ao receber a notícia de ser um dos finalistas no prêmio, ‘’ quando recebi a notícia que meu livro foi avaliado por escritores, por um júri especializado e esse júri considerou que meu livro pode ser finalista do concurso, então me bateu uma sensação de que eu estou e que estou no caminho e é a vontade de seguir nele, em escrever mais. Já tenho 1/2 rabiscada e vou começar a trabalhar nisso’’, completou.

 

Até o dia 30 de novembro, os livros finalistas selecionados pelo júri especializado estarão à disposição das escritoras e escritores associados à AGES em uma sala on-line para votação. No dia 04 de dezembro, ocorre a cerimônia de entrega do Prêmio AGES Livro do Ano, no Espaço Força e Luz, em Porto Alegre.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais