Moradora de Carlos Barbosa lança livro no idioma Bergamasco
Baixar ÁudioO lançamento ocorrerá na Feira do Livro de Carlos Barbosa
Ao longo da história, diversos idiomas deixaram de serem utilizados, como exemplo o Latin. Preocupada com a possível extinção do idioma Bergamasco, a boavistense e que atualmente reside em Carlos Barbosa, Elaine Maria Maccali Girotto, está lançado o livro “Talian Bergamasco para não esquecer”. O livro traz contos com curiosidades dos imigrantes italianos que falavam o Bergamasco com tradução em português. Quando se preserva a história, diz a Elaine, se homenageia os antepassados.
Ela resolveu escrever o livro para que não se perca ainda mais o que se aprendeu com as gerações passadas e que esse dialeto tenha interesse dos mais jovens e de incentivo para os mais velhos estinarem os seus. Elaine atualmente é aposentada e quando estudava sempre foi incentivada a escrever. Lembra que quando fazia o Ensino Fundamental e Médio, sempre teve suas redações em destaque e serviam de exemplo para os candidatos ao vestibular.
Ela nunca esqueceu destas motivações dos professores e hábito de escrita. Pesquisando na internet e observando as poucas literaturas do Bergamasco decidiu escrever este livro. Ela agradece a sensibilidade daqueles que a apoiaram. A publicação teve o financiamento do Fundo Municipal da Cultura de Carlos Barbosa. O lançamento será nesta quarta-feira, dia 9/11 às 10h na Feira do Livro em Carlos Barbosa. As regiões que ainda falam no Bergamasco estão situadas entre Boa Vista do Sul e Carlos Barbosa como Cinco Baixo, Cinco Alto, São Rafael, Linha Carolina, 15 da Vista, Bom Jardim e outras.
(entrevista em ouça a notícia)
Quem tiver interesse no livro poderá adquirir na Feira do Livro de Carlos Barbosa ou pode ligar para o 9 99 6764 70 que é o contato de Elaine.
Comentários