"Não esperava uma diferença tão grande", diz Lamachia ao ser reeleito presidente da OAB/RS
Baixar ÁudioO grupo comanda a Ordem há 18 anos
Leonardo Lamachia foi reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS), para o triênio 2025-2027. Representando a chapa “OAB Mais”, ele obteve 77% dos votos válidos, totalizando 38.070, na eleição realizada na última sexta-feira, 22/11. O pleito foi o maior da história da entidade, com a participação de 52.857 advogados em todo o Estado. Ouça a entrevista completa.
Lamachia falou que o resultado reflete o reconhecimento do trabalho realizado pela gestão nos últimos anos, que enfrentou desafios como os efeitos da pandemia e uma enchente no RS. Ele também ressaltou o volume de ações concretizadas, incluindo a liberação de honorários advocatícios e precatórios federais, iniciativas voltadas à jovem advocacia e às mulheres advogadas.
“Foi uma votação consagradora, que nos dá muita legitimidade e impõe grande responsabilidade para os próximos três anos”, afirmou o presidente reeleito, que também enfatizou os esforços para atender às demandas da classe em todas as regiões do estado. A chapa “OAB Mais” venceu em todas as 107 subseções do Rio Grande do Sul, na capital e no interior. Para Lamachia, o resultado expressivo vai além da vitória eleitoral, refletindo o reconhecimento pelo trabalho realizado pela entidade. O grupo comanda a Ordem há 18 anos.
Entre as ações feitas durante a gestão, estão a implantação do pagamento de custas por Pix, programas de apoio à advocacia iniciante e a busca pela celeridade no Judiciário, frente a problemas como a morosidade e a falta de juízes. Lamachia reafirmou o compromisso de ampliar as entregas no próximo mandato.
Comentários