Conselho de Políticas sobre Drogas usa Tribuna Popular
Manifestação foi do presidente Neli Fernandes Gallina
Fez uso da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas- COMAD, Nei Fernandes Gallina. Segundo Gallina, o COMAD foi criado em 2015 com a finalidade de prevenir e reduzir o consumo de drogas no município, principalmente entre os jovens que tem se tornado quase uma epidemia e de preocupação para a saúde pública.
O Conselho é formado por representantes de 14 entidades do município que se reúnem uma vez ao mês para apresentar sugestões e criar projetos para alcançar o objetivo.
O primeiro trabalho do conselho foi de elaborar uma identidade e através de concurso junto aos alunos do Senai foi criado o logotipo de divulgação da proposta.
Em segundo foi realizada uma pesquisa que está servindo de ponto de apoio aos conselheiros que a partir dos dados colhidos e sugestões apresentadas pelos próprios jovens nortearão os futuros trabalhos. O conselho, conforme Gallina, não dispõe de recursos, mas a vontade de auxiliar e contando com o apoio da comunidade e entidades, até o momento o que foi proposto está sendo alcançado.
A pesquisa, por exemplo, contou com o apoio da Ser Psi formada por psicólogos de Garibaldi e Carlos Barbosa. Foram aplicados 1.343 questionários em 10 escolas do município, envolvendo alunos que frequentam o oitavo ano até o Ensino Médio, alunos do Senai, Eja e Escolas Técnicas. Curiosidade foi apontado o motivo de ter experimentado algum tipo de droga por 46% dos entrevistados.
Ainda segundo Nei, uma situação que causou preocupação são os tipos de drogas que circulam, desde álcool até as mais devastadoras como crack, cocaína e outras.
Também a pesquisa indicou que os jovens querem limites.Aos vereadores, o presidente do COMAD, solicitou que olhem com carinho para os jovens e quando tiverem oportunidade aconselhem os jovens para que optem pela vida, longe das drogas.
Clique ao lado em "Escute a notícia" e acompanhe a manifestação do presidente do COMAD na íntegra.
Comentários