Coordenador do Sine diz que segundo semestre está melhorando a oferta de empregos
Diego Cettolin afirma que a tendência é de que melhore ainda mais em função de vagas sazonais
O mercado de trabalho está mostrando uma recuperação, acompanhando a melhora na atividade econômica. A informação é do coordenador do Sine de Garibaldi, Diego Cettolin. Segundo ele, desemprego vem em trajetória de queda e a taxa de desemprego em Garibaldi é menor que a média do país, ficando em torno de 12%, enquanto que a taxa média do país fica em torno de 13,6% a 14%.
Diego diz que o segundo semestre do ano iniciou melhor que o primeiro e a tendência é de que melhore ainda mais em função das vagas sazonais. O comércio visando a principal data comemorativa que é o Natal abre oportunidades de emprego e também as cantinas sempre oferecem, nesta época, vagas para o envazamento de produtos e na aproximação da safra da uva.
Conforme Diego, o que se tem observado no Sine é de que a principal dificuldade para aqueles que não tem emprego e para conquistar uma vaga de trabalho é a falta de qualificação. Diego trouxe um exemplo de uma empresa, sem informar a área de atuação, que realizou entrevista no Sine com a intenção de recrutar 10 pessoas. Participaram da entrevista cerca de 100 pessoas, no entanto, foram contratados em torno de oito pela falta de qualificação.
Diego comenta que existem oportunidades gratuitas para qualificação. O próprio governo oferta cursos on-line pelo Pronatec. Quem não tem computador ou internet, pode ir até a biblioteca que oferece este serviço gratuitamente. Além disso o Sine recebe currículos para encaminhamento às empresas. Acompanhe a entrevista completa em escute a notícia.
Comentários