Boa Vista do Sul tem homologada a Situação de Emergência
Foi publicado, nesta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado, a homologação da Situação de Emergência de Boa Vista do Sul. O pedido havia sido encaminhado ao Governo do Estado, no dia 13 de janeiro, após um levantamento realizado dos prejuízos que Boa Vista do Sul estava tendo diante da estiagem.
A decisão pelo decreto municipal foi realizada a partir de uma reunião, da qual partiparam o Prefeito Municipal, Roberto Martim Schaeffer; a Presidente da Câmara Patrícia Lúcia Bagatini (PSD); o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Áureo Antônio Salvi; o Engenheiro Agrônomo Henrique Tomaz Queiroz da Emater/Ascar e Ederson Luís Fonseca Borges, Presidente Do Conselho da Defesa Civil do Município. Assim como outros municípios da região e do estado, Boa Vista do Sul sofre as consequências da falta de chuva que prejudica a criação de aves de corte; bovinocultura; parreirais, plantações de milho e outros cultivos.
Observa-se nos últimos dias o agravamento da situação, com o surgimento de locais com falta de água para o consumo humano, em algumas comunidades do interior. Com o acolhimento do Decreto, será possível os agricultores renegociarem dívidas com o Pronaf e Proagro que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência destes fenômenos naturais. Ainda, o município está mantendo ações de combate a estiagem, que já vem executando nos últimos dias, como o fornecimento de água através de caminhão-pipa, próprio e terceirizado.
A prefeitura municipal vem fazendo contatos e tomando atitudes visando amenizar a situação atual e pensando no futuro. Estão sendo efetuados contatos com o Governo do Estado, integradoras, empresas e produtores visando construir um programa que atenda ao longo dos anos essa necessidade básica que é a água. Outra necessidade são os projetos de preservação das fontes de água.
Comentários