Granja Cichelero vence concurso leiteiro na Expointer
As duas vacas holandesas campeãs do concurso leiteiro da 45ª Expointer levam a marca da Granja Cichelero, de Carlos Barbosa. O resultado foi divulgado na tarde desta terça-feira (30) pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), que promove a competição, e, após o anúncio das vencedoras, houve o tradicional banho de leite da equipe responsável pelos animais, na pista do gado leiteiro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, com a presença do coordenador da Comissão de Feiras, Exposições e Eventos da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Francisco Schardong, e do presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), João Ricardo Wolf.
Na categoria vaca jovem, o primeiro lugar ficou com a vaca 554 Finder (box 554), que produziu 80,16 quilos de leite, um recorde no concurso. Na categoria adulta, a vencedora foi a fêmea 519 (box 1999), com 80,9 quilos de leite. Para chegar a esses resultados, os animais seguiram uma dieta balanceada, à base de silagem de milho, azevém, polpa cítrica, cevada e feno, explica o proprietário da granja, Daniel Cichelero. “Elas consomem, em média, de 80 a 90 quilos dessa matéria por dia”, diz o criador. Com um rebanho de 370 vacas, sendo 160 produtoras de leite, a Cichelero produz atualmente de 5,5 mil a 6 mil litros de leite por dia.
“A gente fica maravilhado quando vê uma vaca jovem produzindo na casa dos 80 quilos”, comentou o presidente da Gadolando, Marcos Tang. De acordo com o regulamento do concurso, os animais passam por cinco ordenhas, realizadas com intervalos de oito horas entre elas. As duas maiores são descartadas, e a contagem final leva em conta apenas a soma das três menores. Outro requisito é que os animais participantes da competição não podem ingerir estimulantes.
Comentários