Garibaldi inaugura mais uma agroindústria de vinho colonial
Baixar ÁudioA Vinhos Dalla Corte está localizada em Linha Baú, no Vale dos Vinhedos
Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, 15/12, foi inaugurada na Rua das Videiras, em Linha Baú, Vale dos Vinhedos, a agroindústria de vinho colonial de Ivo Dalla Corte. Visando o turismo de experiência, que é o interesse dos visitantes, é que a família abre sua propriedade para visitação turística e apresenta seu vinho colonial certificado.
São seis vinhos coloniais com rótulo Dalla Corte. A arte de produção de vinhos chega a terceira geração. Depois dos ensinamentos do avô e do pai, agora é o Mateus que está na sucessão familiar. “No começo, o Mateus não queria muito ficar na terra, mas aos poucos eu fui convencendo ele e hoje ele é apaixonado e quer sempre investir mais. É uma satisfação de ver meu vinho com rótulo”, diz Ivo.
São 13 hectares de terra e mais de 4 produtivas de parreiras. Toda a matéria prima para a elaboração do vinho colonial é produzida na propriedade. Com o apoio da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura, a família conseguiu a certificação e agora podendo comercializar seus produtos em todo o Rio Grande do Sul. “Estou agora colhendo os frutos dos investimentos, incentivos para uma propriedade sustentável. Em breve vamos abrir a propriedade para encontros”, diz Mateus.
O agrônomo da Emater, Henrique Queiróz, disse que a formação da agroindústria só traz benefícios aos produtores. Tem todo um passo a passo para se conseguir a certificação municipal e estadual de vinhos. A agroindústria Ivo Dalla Corte está de acordo com toda a legislação e o importante também é a sucessão da propriedade rural.
O prefeito Sérgio Chesini é um apreciador de vinhos e elogiou a qualidade dos produtos oferecidos. Destacou que a prefeitura está auxiliando a Emater melhorando o convênio e permitindo que mais técnicos façam parte do grupo. Atualmente são cinco entre engenheiros agrônomos e estagiário, sendo uma profissional que está em licença saúde. O prefeito disse que isso não é gasto, mas investimento para auxiliar os produtores. Foram criadas nos últimos tempos 11 novas agroindústrias, sendo seis de vinhos, destacou o prefeito. O prefeito diz sentir-se honrado em perceber a evolução das propriedades rurias, o interesse na sucessão e abrindo as portas para acolher os turistas que visitam o Vale dos Vinhedos.
A propriedade tem uma produção média 11 mil litros de vinho. Você acompanha as entrevistas feitas pelo repórter João Paulo Deluca clicando no link "Ouvir notícia".
Comentários