Vândalos cortam 452 pés de uva em uma propriedade no interior de Garibaldi
Baixar ÁudioBastante emocionado e em olhos cheios de lágrimas. É assim que o viticultor Anésio Piacentini recebe a reportagem da Rádio Garibaldi em sua propriedade em São Pantaleão/Costa Real, interior de Garibaldi. Em pouco menos de dois meses, 452 pés de parreira foram cortados, inclusive alguns em produção. “É uma tristeza o que se vê, não tenho nem palavras para descrever minha dor”, fala o viticultor.
Na segunda-feira, Piacentini foi verificar como estavam os pés cortados no final do ano passado, que foram enxertados e foi surpreendido. Na primeira ação criminosa, foram 376 pés cortados, sendo 176 com uvas nas variedades prosecco e carmem. E na ação de domingo para segunda, mais 76 pés. Neste segundo ato de vandalismo, os pés cortados não são próximo da beira da estrada, estão em direção ao centro do parreiral. Ele lamenta que agora terá que novamente fazer enxerto e rezar que a planta brote, caso contrário terá que arrancar e começar tudo de novo, e aí são perdidos de dois a três anos de trabalho.
Ele diz que não tem desavença com ninguém e ele é o segundo morador que tem prejuízos na produção. Há alguns anos, um outro vizinho teve diversos pés de uva arrancados. Como não há câmeras ou testemunhas do fato, porque as residências mais próximas ficam a um 1km do local, dificilmente será identificado quem fez isso, mas o produtor manda o recado: “Espero que as pessoas tenham alguma coisa na cabeça e não façam mais isso, se tiver que descontar que desconte com a pessoa e não na agricultura”.
(entrevista em escute a notícia)
Comentários