Temática / Quadro Pais e Filhos com Laina Brambatti edição 23-08-2023
Clique no botão para ouvir o Podcast.
Clique no botão para ouvir o Podcast.
Estão abertas as matrículas para o próximo ano letivo da rede estadual de ensino. Estudantes podem se inscrever até o dia 1º de dezembro através do site www.educacao.rs.gov.br. Além da matrícula, cada aluno vai escolher o tamanho do seu uniforme que receberá em um kit disponibilizado pelo Governo do Estado contendo camisetas, moletom, calças e jaqueta. A ação inédita no Rio Grande do Sul atenderá cerca de 740mil estudantes. A informação foi confirmada pela coordenadora regional de educação, Cristina Boeira Fabris, durante o programa Temática desta terça-feira, 12/11.
Após cinco anos atuando a frente da 23ª Coordenadoria Regional de Educação, a professora Cristina deixará o cargo no dia 26 deste mês. Sendo que no dia dois de dezembro, assume a professora Gilvana Rissardi Baldin.
O programa Temática desta, segunda-feira, 11/11, contou com a presença da psicóloga Neiva Pacheco, e os integrantes dos Alcoólicos Anônimos, Sebastião e Airton. Na oportunidade eles falaram sobre o 11º passo, "Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que o concebíamos, rogando apenas o conhecimento de sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade."
O prefeito de São José dos Ausentes, Ernesto Boeira, é pré candidato a deputado estadual. O anúncio foi feito durante o programa Temática desta quinta-feira, 07/11. Durante sua vida política foi eleito três vezes vereador e duas como prefeito. Além disso, também foi presidente da Amucser por dois anos e ainda atuou como vice presidente da Famurs.
A Pastoral do Migrante realiza neste final de semana, dias 9 e 10, à tarde, a Primeira Feira de Brechós e Desapegos, no salão da Catedral Nossa Senhora da Oliveira. A coordenadora da iniciativa, Pauliane Biazus Soranzo, participou do programa Temática da Tua Rádio Fátima nesta quarta-feira, 07/11, e destacou que o objetivo é incentivar o consumo consciente e a sustentabilidade, bem como, auxiliar os migrantes do Haiti, Senegal, Venezuela, Peru e Argentina que moram em Vacaria.
Na oportunidade também informou que a Pastoral do Migrante passará a produzir produtos com jeans usado junto a casa Fratelli Tuti
O novo secretário de Gestão e Finanças de Vacaria será Igor Coelho Venson. O anúncio foi feito pelo prefeito eleito André Rokoski durante o programa Temática desta terça-feira,05/11. O profissional já atuou como assessor contábil do município. Ainda faltam ser anunciados os nomes dos secretários de Habitação, Obras e Desenvolvimento Social. André disse que está buscando a empresa que será responsável por fazer uma auditoria nas finanças da prefeitura. Durante a entrevista, afirmou também que terá uma reunião nesta quarta-feira para tratar sobre medidas a serem adotadas em relação ao contrato com a Corsan. Defende uma revisão no documento.
A Vigilância Ambiental, que integra a Secretaria de Saúde, recentemente registrou o primeiro caso de chikungunya da história de Vacaria. Uma jovem moradora de 17 anos que já está em avançado estágio de recuperação. Também foram registrados dois casos de dengue. Todos adquiriram a doença dentro de Vacaria.
Desde janeiro já foram identificados 92 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya. Foram encontrados 200 ovos do mosquito. Até agora 15 pessoas que contraíram a doença fora do município também tiveram acompanhamento da vigilância e já passaram pelo período de recuperação. A chefe da Vigilância Ambiental de Vacaria, Sandra Ciotta, pede que a população receba os fiscais para que possa ser feita a devida busca pelos focos do mosquito, evitando assim a propagação do inseto. Ela ressalta que os profissionais estão devidamente identificados.
Com a chegada do verão, a tendência é de agravamento do quadro, tendo em vista que o calor faz o mosquito circular mais. Portanto, é fundamental eliminar pontos de água parada e a qualquer sintoma buscar atendimento médico.
Com a chegada de novembro é tradicional relembrar os cuidados com a saúde masculina. O Novembro Azul inicialmente foi criado para alertar e prevenir o câncer de próstata, mas atualmente foca na saúde do homem de um modo geral. O médico urologista Cristiano Antonini participou do programa Temática desta sexta-feira, 01/11, para falar sobre o assunto. Na oportunidade ele disse que atualmente o quadro do câncer de próstata tem novos índices em Vacaria e com uma mudança para melhor: aumentou a procura pela prevenção e pelo diagnóstico precoce e diminuiu o número de casos avançados.
Caso seja descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura. No Brasil ainda são registrados 44 óbitos por dia em função do câncer de próstata.