HNSO FIRMA PARCERIA COM O MOINHOS DE VENTO PARA REDUZIR ÍNDICES DE INFECÇÃO HOSPITALAR
Clique no botão para ouvir o Podcast.
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. O hospital Nossa Senhora da Oliveira(HNSO) aderiu a este programa com projetos sendo implementados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Inicialmente a parceria foi firmada com o hospital Albert Einstein, de São Paulo. Na primeira fase, por meio de telemedicina, os profissionais repassavam orientações sobre os processos a equipe do HNSO.
A segunda fase compreendia um estudo sobre o uso de medicamento cujo objetivo era evitar a evolução da insuficiência renal em pacientes críticos. Agora a parceria é com o hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. O coordenador da equipe de enfermagem da UTI do hospital Nossa Senhora da Oliveira Juliano Borges de Souza ressalta que durante 30 meses será feito um estudo sobre protocolos utilizados nas unidades de tratamento intensivo como cuidados com a via respiratória, trato urinário e corrente sanguínea que são as maiores causas das infecções hospitalares.
O diretor técnico da UTI médico Flavio Nery explica que uma das metas dessa parceria é reduzir em 50% os índices de infecções.