Entrevista semanal do prefeito lura Kutz
Clique no botão para ouvir o Podcast.
lura Kurtz, prefeito de Marau, fala da agenda da semana e das principais atividades para os dias que vem pela frente.
Clique no botão para ouvir o Podcast.
lura Kurtz, prefeito de Marau, fala da agenda da semana e das principais atividades para os dias que vem pela frente.
O presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) Naclides Pagno vai prosseguir no cargo por mais dois anos. Ele foi o convidado do programa Temática desta sexta-feira,27/12. Durante a entrevista ressaltou que o principal projeto social coordenado pelo órgão é o do primeiro emprego para os jovens que atuam na fiscalização do estacionamento rotativo pago. Com duas décadas de funcionamento já inseriu mais de 300 jovens no mercado de trabalho. A parceria com o Cededica permite a seleção dos interessados em trabalhar na zona azul. Pagno destaca que mesmo com a implantação do aplicativo os fiscais seguem realizando seu trabalho e vagas estão abertas, especialmente no turno da manhã. Além disso, O Consepro auxilia os órgãos de segurança com a colocação de estagiários e em outros projetos das entidades assistenciais do município.
Nesta quinta-feira,26/12, às 13h, na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar se apresentaram 20 novos policiais. O grupo reforça o efetivo ao ingressar na escala de serviço a partir desta sexta-feira, exclusivamente em Vacaria. O comandante tenente-coronel Laudemir da Rosa Gomes destaca que os novos brigadianos irão melhorar a capacidade operacional de atender a comunidade. A maioria deles são oriundos de outros Estados como Santa Catarina, Pará, Distrito Federal.
O sub-comandante do 10º BPM major Marcelo de Sousa acrescenta que um dos objetivos com a chegada de novos brigadianos é também fortalecer os pelotões de força tática, que atuam em operações especiais e a formação de um trio de motociclistas. Será ainda ampliada a atuação da Patrulha Rural e o serviço de inteligência.
O programa Temática desta segunda-feira, 23/12, recebeu a direção do Hospital Nossa Senhora da Oliveira para fazer uma avaliação do ano que está encerrando e também para falar a respeito dos projetos que estão em andamento. A diretora da instituição, Irmã Adelide Canci e a gerente administrativa Mirela Rissardi Marcon, comentaram a respeito dos desafios enfrentados em 2024 e especialmente sobre o que está por vir.
Depois de 28 anos de vida pública como vereador e prefeito de Vacaria, Amadeu Boeira deixará o cargo de administrador do município no próximo dia 31 de dezembro. No programa Temática desta sexta-feira,20/12, fez um balanço especialmente dos últimos quatro anos. Iniciou destacando que foram feitos em torno de 150 quilômetros de asfalto na cidade e a colocação de lâmpadas de led em todos os bairros. Acrescentou que irá entregar um parque de máquinas com grande frota de veículos novos.
Amadeu Boeira disse ainda que no seu mandato providenciou uniformes para todos os alunos da rede municipal. Segundo ele, ficarão em torno de R$ 25 milhões empenhados para a seqüencia de obras como o viaduto na rotatória da avenida Moreira Paz com a BR 116, novo prédio da prefeitura, praças e ampliação do prédio da UPA. Afirmou que ainda não tem valor de quanto ficará de recursos livres para serem utilizados pela nova administração, porque continuam repasses ao município até final do ano.
A futura Secretária da Educação de Vacaria, Adriana Ferreira Boeira, participou do programa Temática desta quinta-feira, 19/12, juntamente com o prefeito eleito Andrezinho Rokoski. Diversos assuntos estiveram em pauta ao longo do programa, entre eles, os novos diretores das escolas municipais. Conforme a secretária, a escolha foi feita em função de um decreto municipal já existente, e a partir de uma lista de certificação das professoras. Mas ela reafirmou que no próximo ano será organizado um edital para que a escolha seja feita pela comunidade escolar a partir de um processo eleitoral.
O programa Temática desta manhã, 18/12, recebeu a consultora de negócios do Poder Público da RGE, Milena Cruz. Durante o programa ela esclareceu dúvidas dos ouvintes e reforçou a importância de os clientes buscarem os canais de atendimento da empresa para facilitar os serviços. Uma das principais dúvidas apresentadas pela comunidade está sobre a responsabilidade da poda de árvores, sendo do proprietário quanto fica dentro da propriedade. Ela explicou ainda que é importante ficar atento a legislação e autorização dos órgãos ambientais, bem como a contratação da mão de obra qualificada para fazer a poda.
A consultora também destacou que a demora no restabelecimento de energia elétrica, em alguns casos, vem de situações atípicas que estão ocorrendo, desde a frequência de temporais e vendavais nos últimos tempos, até a dificuldade de acesso aos locais e a complexidade das ocorrências.
Os canais de atendimento da RGE são:
site www.rge-rs.com.br
APP – para smartphone e tablet
SMS 27350
Whatsapp (51) 999550002
0800 970 09 00
Samuel Guazelli 2117 – bairro Pradense
O promotor Luis Augusto Gonçalves Costa foi o convidado do programa Temática desta terça-feira, 17/12, na Tua Rádio Fátima. Na oportunidade ele falou a respeito de diversos assuntos, entre eles, celebrou a demolição do antigo casarão que estava localizado na BR-116 esquina com a Avenida Moreira Paz.
Além disso, o promotor Luis Augusto também comentou sobre a ampliação do atendimento aos idosos em Vacaria. O atual Asilo Santa Isabel está passando por um processo de desapropriação por parte da administração municipal, com isso será possível ampliar o espaço e praticamente duplicar o atual serviço, abrindo mais 40 vagas. A medida é necessária em função do fechamento de pelo menos três casas asilares que funcionavam de forma irregular nos últimos anos.
Atualmente também há em Vacaria o Centro Dia que atende 15 idosos do início da manhã até o final da tarde. Este serviço também deverá ser ampliado em mais 50 vagas.
O programa Temática desta segunda-feira, 16/12, contou com a presença do presidente do Corede Campos de Cima da Serra, o professor Adair Adams. Na oportunidade foi falado sobre a os resultados da Consulta Popular que foi realizada nesta sexta-feira, 13/12.
Nos Campos de Cima da Serra somente São José dos Ausentes não alcançou o indicador de 2% que era necessário para o município receber verba. Destaque para Monte Alegre dos Campos que conseguiu mais de 10% de participação.
As demandas preferidas pela população no Corede local foram a Rua Coberta em Vacaria com 1.693 votos e também a demanda que fala sobre um Programa para Esporte e Lazer, criação de quadras e contratação de profissionais para treino. Com relação a proporcionalidade de votos entre os Coredes, o dos Campos de Cima da Serra ficou em nono no ranking, portanto receberá mais R$500 mil que serão divididos entre as duas propostas mais votadas.